Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como foi o massacre na sessão de “O Cavaleiro das Trevas”?

Conheça a trajetória do estudante que, num surto psicótico, matou uma dúzia de pessoas em uma sessão de "O Cavaleiro das Trevas Ressurge"

Por Danilo Cezar Cabral
Atualizado em 22 fev 2024, 10h15 - Publicado em 4 abr 2017, 13h13
(Wagner Nogueira/Mundo Estranho)

1) Nascido em 1987 e adotado por uma enfermeira e um cientista financeiro de San Diego, na Califórnia, James Holmes sempre foi um aluno acima da média. Terminou o ensino secundário em 2006 em Rancho Penasquitos, também na Califórnia. Seus colegas diziam que ele sempre havia sido tranquilo e educado.

2) O garoto havia se destacado em vários aspectos da vida escolar. Veloz, era sempre escolhido primeiro nas aulas de educação física. Um colega disse à imprensa que Holmes tirava boas notas sem precisar anotar nada nas aulas. Além de tudo, era hábil com aparelhos eletrônicos e programação de computadores

3) Holmes se formou na Universidade da Califórnia em 2010 como um dos primeiros da classe. No ano seguinte, matriculou-se em um curso de neurociências na Universidade do Colorado, em Denver. Porém acabou abandonando o programa em 2012, sem motivo aparente.

 

 

4) À 0h30 de 20 de julho de 2012, Holmes invadiu o cinema Century 16, em Aurora, Colorado, que exibia O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Todo de preto, com colete à prova de bala e máscara de gás, o agressor ativou uma granada de fumaça e começou a atirar. Matou 12 pessoas.

5) Holmes saiu tranquilamente da sala e só foi detido pelas autoridades no estacionamento. Ele levava uma espingarda calibre 12, um fuzil de assalto e uma pistola, entregues pelo correio em sua residência. No total, o ataque deixou 58 feridos.

6) Para investigar o apê do criminoso, a polícia teve de desarmar uma armadilha explosiva que ele havia preparado. Seu laptop revelou que planejara o evento por quatro meses e que, além de visitar sites para busca de parceiros sexuais, ele também contratava prostitutas.

 

 

7) No ataque, Holmes estava com o cabelo laranja – possível referência ao vilão Coringa. E, no apê, foi achada uma máscara do Batman. Investigações posteriores apontaram ainda que sua psiquiatra havia tentado alertar a universidade sobre seu comportamento instável.

 

QUE FIM LEVOU?

Sua defesa tentou alegar insanidade, mas Holmes foi condenado por 24 assassinatos e 140 tentativas de assassinatos – além de diversos agravantes. Mas o júri não conseguiu o consenso de condená-lo à morte. Ele foi sentenciado a prisão perpétua, sem chance de liberdade condicional.

FONTES Jornais Washington Times, New York Times, CNN e U-T San Diego

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.