Como funciona o identificador de chamada nos telefones?
O segredo de um identificador de chamada é o modem que ele possui, dispositivo que converte pulsos telefônicos em dados digitais e vice-versa. Quando você faz uma ligação, seu aparelho de telefone transforma em sinais elétricos dados como a sua voz e o número do seu telefone. Esses sinais elétricos viajam por uma complexa rede […]
O segredo de um identificador de chamada é o modem que ele possui, dispositivo que converte pulsos telefônicos em dados digitais e vice-versa. Quando você faz uma ligação, seu aparelho de telefone transforma em sinais elétricos dados como a sua voz e o número do seu telefone. Esses sinais elétricos viajam por uma complexa rede de cabos até chegar ao telefone chamado. Se ele tiver um identificador de chamadas – o popular Bina – o modem do aparelho irá transformar as freqüências em que foram emitidos esses sinais elétricos em linguagem binária (seqüências de algarismos “0” e “1”):
Freqüência de 2,2 kHz – Representa “0”
Freqüência de 1,2 kHz – Representa “1”
Como cada seqüência de “0” e “1”pode indicar um número – o “5”, por exemplo, é “101” na linguagem binária – fica fácil para o bina apontar de onde vem a chamada. Uma última curiosidade: o nome Bina é uma sigla para a expressão “B identifica A”. Ela indica que o aparelho é capaz de decodificar os sinais do telefone de quem fez a chamada (A) e exibi-los no visor do telefone de quem a recebeu (B).