Como funciona um carro off-road?
Peças são reforçadas para aguentar o tranco
Caixa de transferência (tração 4×4)
É o equipamento que transfere a rotação vinda do motor para os dois eixos do carro. Serve para aumentar a capacidade de tração em solos irregulares
Como funciona – Ao acionar um botão eletromecânico ou alavanca, a caixa de transferência engata o eixo dianteiro ao eixo traseiro. Dessa forma, o sistema distribui a força do motor para todas as rodas do veículo, dando mais aderência. Em carros comuns, só um dos eixos recebe a rotação do motor
Marcha reduzida
É um conjunto de engrenagens presentes na caixa de transferência, utilizadas especialmente em carros off-road. A reduzida aumenta a força do motor, permitindo que o carro supere vários obstáculos, como, por exemplo, ladeiras íngremes, atoleiros ou terrenos arenosos
Como funciona – Ao acionar uma alavanca (ao lado do câmbio) ou botão no painel do carro, a reduzida multiplica a força produzida pelo motor, para que ele funcione a todo vapor mesmo que o carro esteja em baixa velocidade
Suspensão reforçada
É um conjunto de molas, amortecedores e barras estabilizadoras. Nos carros off-road é comum encontrar molas semi-elípticas ou helicoidais e Duplo A – um tipo de suspensão -, que são mais robustas e reforçadas para suportar fortes impactos
Como funciona – As molas e os amortecedores minimizam as vibrações provenientes do solo irregular, dando mais estabilidade ao veículo
Bloqueio do diferencial
É um sistema que trava o diferencial (mecanismo que permite que as rodas girem cada uma à sua velocidade), fazendo com que as duas rodas tenham a mesma rotação
Como funciona – Em uma situação em que uma das rodas se encontra sem aderência, o diferencial comum transfere a força da roda presa para a roda que está livre (suspensa). Ou seja, o carro não sairia do lugar. Com o bloqueio, as duas rodas passam a girar juntas e a que está em contato com o solo vai movimentar o carro até que a outra tenha aderência novamente
Pneu Off-road
São pneus com características mais reforçadas, tanto na composição quanto no tamanho. Eles proporcionam mais aderência e otimizam o desempenho do veículo em solos irregulares
Como funciona – Os pneus off-road possuem sulcos mais profundos, que têm a finalidade de remover maior quantidade de lama do caminho, evitando que o veículo atole
Fontes Cacá Clauset, da TSO Brasil – empresa com atuação na área automotiva e especializada em off-road; Mário Márcio Simi, da M2 Preparações – oficina especializada em turbo e off-road; Marcos Roberto Tramontin, encarregado da oficina da Concessionária Fiat Amazonas Interlagos