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Como funciona um carro off-road?

Peças são reforçadas para aguentar o tranco

Por Giselle Hirata
Atualizado em 22 fev 2024, 11h30 - Publicado em 11 nov 2010, 18h04

 

Caixa de transferência (tração 4×4)

É o equipamento que transfere a rotação vinda do motor para os dois eixos do carro. Serve para aumentar a capacidade de tração em solos irregulares

Como funciona – Ao acionar um botão eletromecânico ou alavanca, a caixa de transferência engata o eixo dianteiro ao eixo traseiro. Dessa forma, o sistema distribui a força do motor para todas as rodas do veículo, dando mais aderência. Em carros comuns, só um dos eixos recebe a rotação do motor

Marcha reduzida

É um conjunto de engrenagens presentes na caixa de transferência, utilizadas especialmente em carros off-road. A reduzida aumenta a força do motor, permitindo que o carro supere vários obstáculos, como, por exemplo, ladeiras íngremes, atoleiros ou terrenos arenosos

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Como funciona – Ao acionar uma alavanca (ao lado do câmbio) ou botão no painel do carro, a reduzida multiplica a força produzida pelo motor, para que ele funcione a todo vapor mesmo que o carro esteja em baixa velocidade

Suspensão reforçada

É um conjunto de molas, amortecedores e barras estabilizadoras. Nos carros off-road é comum encontrar molas semi-elípticas ou helicoidais e Duplo A – um tipo de suspensão -, que são mais robustas e reforçadas para suportar fortes impactos

Como funciona – As molas e os amortecedores minimizam as vibrações provenientes do solo irregular, dando mais estabilidade ao veículo

Bloqueio do diferencial

É um sistema que trava o diferencial (mecanismo que permite que as rodas girem cada uma à sua velocidade), fazendo com que as duas rodas tenham a mesma rotação

Como funciona – Em uma situação em que uma das rodas se encontra sem aderência, o diferencial comum transfere a força da roda presa para a roda que está livre (suspensa). Ou seja, o carro não sairia do lugar. Com o bloqueio, as duas rodas passam a girar juntas e a que está em contato com o solo vai movimentar o carro até que a outra tenha aderência novamente

Pneu Off-road

São pneus com características mais reforçadas, tanto na composição quanto no tamanho. Eles proporcionam mais aderência e otimizam o desempenho do veículo em solos irregulares

Como funciona – Os pneus off-road possuem sulcos mais profundos, que têm a finalidade de remover maior quantidade de lama do caminho, evitando que o veículo atole

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Mais potência A reduzida funciona como a marcha da bicicleta. Em uma subida é melhor engatar a mais leve, mesmo que exija mais pedaladas. No carro é igual: vai multiplicar a força do motor para que o veículo encare as ladeiras tranquilamente
Locker Um pouco de off-road para os aventureiros do asfalto Em carros utilitários comuns, com tração em duas rodas (4×2), o bloqueio do diferencial é chamado de locker. Trata-se de um sistema composto de mola, placa trava e um eletroímã, que são instalados dentro do diferencial dianteiro do carro. Quando o locker é acionado, por um botão no painel do carro, ocorre o bloqueio eletromagnético do diferencial, fazendo com que as rodas dianteiras girem juntas, movendo o veículo com o apoio da roda que está no solo. Esse mecanismo só deve ser utilizado quando uma das rodas perde aderência, em estradas com muito barro ou areia, por exemplo

Fontes Cacá Clauset, da TSO Brasil – empresa com atuação na área automotiva e especializada em off-road; Mário Márcio Simi, da M2 Preparações – oficina especializada em turbo e off-road; Marcos Roberto Tramontin, encarregado da oficina da Concessionária Fiat Amazonas Interlagos

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