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Como funciona um porta-aviões?

São seis os principais modelos de aeronaves transportadas

Por Fernando Badô
Atualizado em 22 fev 2024, 11h16 - Publicado em 18 abr 2011, 18h48

Esses meganavios funcionam como bases móveis para transportar aviões da força aérea de um país. Considerados peças fundamentais de uma esquadra, eles transportam dezenas de aviões de guerra até a costa de regiões onde haja combates ou seja preciso realizar alguma missão militar. Isso é uma mão na roda para as forças armadas de uma nação pois nem sempre é viável – política ou economicamente – manter bases aéreas em outros países. “Os porta-aviões são peças-chave para o sucesso de operações militares”, diz o comandante americano Mike Morley, porta-voz da frota do Pacífico da Marinha dos Estados Unidos. Para ilustrar como essas verdadeiras cidades flutuantes funcionam, escolhemos os porta-aviões americanos da série Nimitz, movidos a energia nuclear.

Aeroporto flutuante Supermáquina de guerra leva até 6 mil tripulantes e cerca de cem aviões e helicópterosGIGANTE INDEFESO

Como é lento, o porta-aviões sempre navega protegido por outras embarcações com maior poder de fogo, como fragatas e destróieres. Seu sistema defensivo conta basicamente com metralhadoras anti-mísseis e canhões para interceptar torpedos.

DECOLAGEM FORÇADA

O convés tem pouco mais de 330 metros, bem menos que uma pista de aeroporto. Por isso na decolagem é usada uma espécie de “catapulta”. Um carrinho, movido a vapor altamente pressurizado, dispara por um trilho e empurra à frente o avião, que leva só 2 segundos para ir de 0 a 260 km/h

TUDO SOB CONTROLE!

A ilha de comando é o centro das operações da embarcação. Ali ficam os controladores do tráfego aéreo em torno do navio, os estrategistas militares e a cabine de direção. Todos são comandados pelo capitão, a autoridade máxima a bordo

PROFISSÃO PERIGO

A profissão de operador de pista é uma das mais perigosas do mundo. O tempo todo o operador se vê cercado por jatos e helicópteros pousando e decolando. Entre suas funções está prender o avião na catapulta de decolagem e sinalizar para os pilotos que estão pousando

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FREIO A LAÇO

Na hora do pouso, os aviões acionam um longo gancho na cauda que precisa apanhar pelo menos um de quatro cabos de aço que atravessam a pista. Esses cabos são presos a um sistema hidráulico de polias capaz de frear totalmente o avião num espaço de 96 metros

ESTACIONAMENTO COBERTO

O hangar, onde ficam estacionadas de 80 a 100 aeronaves, localiza-se abaixo do convés. Ali dentro são realizadas manutenções corretivas e preventivas. Quando um avião precisa sair para uma missão, ele é conduzido até um elevador hidráulico que o ergue até o convés

CIDADE SOB O CONVÉS

Os dormitórios e a área de “lazer” ficam no andar logo abaixo do convés, próximo ao hangar. Para não enlouquecer enquanto está em alto mar, a tripulação — que pode chegar a 6 mil pessoas — usufrui de 3 mil televisores ligados via satélite e 2 500 telefones

TANQUE CHEIO

Os porta-aviões mais modernos são movidos a energia nuclear, por isso podem passar até 20 anos no mar sem “reabastecer”. Os reatores ficam numa área fortemente blindada. A reação nuclear produz vapor com alta pressão que impulsiona os motores a 64 km/h

Força aérea do mar São seis os principais modelos de aeronaves transportadasF/A-18 Hornet

Caça projetado para o combate aéreo e para ataques a alvos terrestres

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F-14 Tomcat

Caça de dois lugares. Ajuda a defender o porta-aviões, atuando em combates aéreos

E-2CHawkeye

Avião tático, com grande autonomia de vôo, que serve como radar para monitorar inimigos

S-3B Viking

Avião projetado para proteger o porta-aviões abatendo alvos subaquáticos, como submarinos inimigos

EA-6B Prowler

Aeronave de espionagem, tem como missão interceptar as comunicações e confundir radares inimigos

SH-60 Seahawk

Helicóptero que, além de ser usado em missões de busca e resgate, pode atacar submarinos

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