Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como funciona uma eclusa?

Ela atua como um verdadeiro elevador aquático, ajudando navios a transpor rios ou canais onde existe desnível no terreno. Esse desnível pode ser provocado pela construção de uma barragem ou uma hidrelétrica, por exemplo. A eclusa nada mais é que uma grande câmara de concreto com dois enormes portões de aço. Depois que o navio […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h56 - Publicado em 18 abr 2011, 18h57

Ela atua como um verdadeiro elevador aquático, ajudando navios a transpor rios ou canais onde existe desnível no terreno. Esse desnível pode ser provocado pela construção de uma barragem ou uma hidrelétrica, por exemplo. A eclusa nada mais é que uma grande câmara de concreto com dois enormes portões de aço. Depois que o navio entra, os portões são fechados. Quando a embarcação passa do ponto mais baixo para o mais alto, a água entra e eleva o navio. Quando o caminho é o inverso, a água escoa e a embarcação desce. O truque desse estranho elevador é a tubulação por onde a água entra e sai. “O segredo está nas válvulas. A eclusa funciona sem necessidade de bombas e nenhuma energia é gasta para erguer o navio. Tudo é feito aproveitando o peso da própria água”, afirma o engenheiro naval Carlos Daher Padovezi, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.

O princípio é antigo: eclusas já eram usadas pelos chineses no século VII. E eles viraram mestres no assunto, tanto que a atual construção, no rio Iangtsé, da hidrelétrica de Três Gargantas (que será a maior do mundo) inclui uma eclusa gigantesca. Para vencer um desnível de 113 metros, os barcos subirão uma altura igual à de um prédio de 50 andares!

Carona vertical
Sistema de portas e válvulas faz a água subir – e levar junto o navio

1 – Quando o navio entra para subir o desnível, o portão inferior e a válvula de dreno (por onde sai a água) estão abertos. Já o portão superior e a válvula de enchimento estão fechados

2 – Na hora da subida, o portão inferior e a válvula de dreno também são fechados. Então, basta abrir a válvula de enchimento para a água entrar. O nível da água sobe e o navio vai junto

3 – Quando o navio está no alto, o portão é aberto e a viagem segue. Na manobra de descida acontece o contrário. O navio entra na eclusa com a água já alta. Quando ela escoa, ele desce junto

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A ciência está mudando. O tempo todo.

Acompanhe por SUPER.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.