Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como os arqueólogos estimam a população das antigas civilizações?

Os arqueólogos fazem um “chute científico”, usando como referências civilizações que viveram em épocas e locais próximos. Primeiro, os arqueólogos delimitam a área onde encontraram os indícios de civilização – como ossos humanos ou cacos de cerâmica – e estimam o território habitado. Depois, buscam informações já disponíveis sobre povos que viveram o mais perto […]

Por Luiz Fujita
Atualizado em 22 fev 2024, 11h39 - Publicado em 29 jul 2008, 20h17

Os arqueólogos fazem um “chute científico”, usando como referências civilizações que viveram em épocas e locais próximos. Primeiro, os arqueólogos delimitam a área onde encontraram os indícios de civilização – como ossos humanos ou cacos de cerâmica – e estimam o território habitado. Depois, buscam informações já disponíveis sobre povos que viveram o mais perto possível do local – desde que tenham características semelhantes (como o tipo de organização social). Mas isso só irá ajudar se a civilização usada como referência tiver feito algum tipo de censo, de contagem da população. Com os dados conhecidos, os arqueólogos fazem uma conta de número de pessoas por área, transportam esse resultado para a nova civilização descoberta e, assim, supõem a sua população total. O resultado não é 100% correto, já que os territórios podem ser menos ou mais densos demograficamente. Ainda assim, por enquanto é o único chute consciente que se pode dar.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.