Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Tudo sobre arqueologia

Órgãos internos são delicados e mais propensos à deterioração rápida. A descoberta do cérebro milenar revela um mecanismo de fossilização raro.
Não. Na verdade, roubo e tráfico de artefatos arqueológicos são um problema que preocupa um bocado a Unesco – e rendem prisão e multas milionárias.
A cidade de Thonis-Heracleion, na costa do Egito, foi engolida pelo delta do Nilo no século 7 – e redescoberta vinte anos atrás. Os achados arqueológicos não param.
Pequenos fósseis encontrados no Alasca revelam presença de dinossauros no Ártico

Microfósseis encontrados no Alasca revelam presença de dinossauros no Ártico

Por Luisa Costa Atualizado em 8 jul 2021, 19h24 - Publicado em 8 jul 2021, 17h44
Como os dinossauros poderiam viver nas regiões polares? Os pesquisadores acreditam que movimentos migratórios não são a resposta.
Arqueólogos examinaram moléculas orgânicas encontradas em resquícios de fezes no fundo de um lago do sítio arqueológico de Itzan, na atual Guatemala. A pesquisa sugere que tanto as secas quanto períodos muito úmidos causaram declínio populacional.
Análise de fósseis revela que, antes do impacto, região era tomada por árvores coníferas.
A #MulherCientista dessa semana analisa características dos ossos para reconhecer as vítimas. Ela já revelou a identidade de dois perseguidos políticos mortos durante a ditadura militar.
Banheiros romanos de 2 mil anos de idade são encontrados sob dunas de areia na Espanha

Casa de banho romana do século 5 é encontrada sob dunas de areia na Espanha

Por Luisa Costa Atualizado em 28 Maio 2021, 18h57 - Publicado em 28 Maio 2021, 18h53
Locais projetados para banhos públicos, relaxamento e atividades sociais eram comuns na Antiga Roma. Os pesquisadores encontraram também artefatos dos séculos 12 e 13.
De acordo com os pesquisadores, o geoglifo ocupa uma área de 100 mil metros quadrados e foi feito há cerca de 150 anos.
As evidências sugerem que estes humanos ancestrais foram caçados por hienas da Idade da Pedra e arrastados até o local para virar comida.
06-05_ossos_SITE

Túmulo de 78 mil anos é o mais antigo já encontrado na África

Por Carolina Fioratti Atualizado em 6 Maio 2021, 18h20 - Publicado em 6 Maio 2021, 18h17
Descoberta em uma caverna no Quênia, sepultura reforça teoria de que humanos da Idade da Pedra já realizavam rituais funerários.
Pela primeira vez, pesquisadores descobrem múmia egípcia grávida

Pela primeira vez, pesquisadores descobrem múmia egípcia grávida

Por Carolina Fioratti Atualizado em 5 Maio 2021, 17h21 - Publicado em 5 Maio 2021, 17h10
Estudos baseados no corpo embalsamado podem ajudar cientistas a compreender os cuidados pré-natais do passado.
A cidade, chamada So'oud Atun, foi fundada pelo avô de Tutancâmon. Até o momento, foram encontrados um distrito administrativo e uma área residencial. Veja o que a descoberta revela sobre a dinastia de faraós.
A gravura esculpida no artefato representa o território dominado por um rei que viveu nos primórdios da Idade do Bronze.
O garoto, que tem apenas seis anos, estava brincando com seu kit de escavação quando encontrou um “Coral de Chifre” e outros seres marinhos fossilizados da era Paleozoica.
18-03_antikythera_SITE

Pesquisadores decifram a Máquina de Anticítera, o computador mais antigo do mundo

Por Bruno Carbinatto Atualizado em 18 mar 2021, 20h44 - Publicado em 18 mar 2021, 19h47
Encontrado em 1901 em um naufrágio da era romana, esse sofisticado e misterioso mecanismo era usado pelos gregos para prever o movimento dos astros. Agora sabemos como ele funcionava.
Além dos fragmentos contendo textos bíblicos, os pesquisadores também encontraram um esqueleto infantil mumificado, um cesto de 10 mil anos, pontas de flecha e outros artefatos.
Construído no século 4 d.C., o local fica em uma área isolada ao sudoeste do Cairo. Ele conta com quartos, igrejas e salas de convivência.
Arte rupestre mais antiga da Austrália é um canguru de 17 mil anos

17 mil anos: desenho de canguru é arte rupestre mais antiga da Austrália

Por Carolina Fioratti Atualizado em 23 fev 2021, 19h28 - Publicado em 23 fev 2021, 19h13
A pintura, que mostra o animal em proporções reais, teve sua idade estimada graças a fósseis de ninhos de vespas encontrados na caverna. Entenda.
Cervejaria em “escala industrial” mais antiga do mundo é encontrada no Egito

Arqueólogos encontram cervejaria de cinco mil anos no Egito

Por Carolina Fioratti Atualizado em 17 fev 2021, 18h38 - Publicado em 17 fev 2021, 18h36
A fábrica possuía capacidade para produzir 22,4 mil litros de bebida de uma só vez. Pesquisadores sugerem que a cerveja era utilizada em rituais reais.