GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como os spams da Internet descobrem nossos e-mails?

spam spam

spam (/)

Está pronto para a verdade? Na maioria dos casos, é você quem fornece seu endereço para os spammers, pessoas que infestam a sua caixa postal com propagandas que você nunca pediu. Por exemplo: sabe quando você acredita em pop-ups – aquelas irritantes janelas que surgem na tela – oferecendo senhas gratuitas para sites pornográficos em troca do seu endereço de e-mail? Pronto! Os caras podem até mandar um código pra você ver umas minas peladas. Mas, geralmente, isso é só uma desculpa para essa gente enviar mensagens publicitárias para você, prometendo desde o ensino de idiomas até aumentar o tamanho do bilau. E haja spam: de acordo com o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança – uma entidade especializada em segurança da internet -, em agosto deste ano, um em cada quatro e-mails enviados no Brasil era spam! Mas você não é o único culpado. Os spammers ainda atacam com outras técnicas (dá uma olhada no quadro abaixo). Para que tanto esforço? Basicamente, porque o spam é uma forma barata de se fazer propaganda. E em um universo de milhões de contas, os spammers sempre conseguem atrair uma parcela de clientes. “39% das pessoas admitem que clicam em links enviados em e-mails não solicitados”, diz o analista Marcel Nienhuis, especialista em pesquisas sobre a internet.

Detetives do lixo Quatro técnicas que os spammers usam para descobrir seu endereço

VARREDURA MANUAL

Funcionários das empresas de spam navegam pela net coletando endereços exibidos em grupos de discussão ou salas de bate-papo. Depois, eles mandam propaganda para todo mundo que deu mole e deixou endereço nessas listas

VARREDURA COM ROBÔS

Alguns spammers usam softwares que varrem telas de sites à procura do símbolo “@”, essencial para um endereço de e-mail. Eles capturam os endereços, montam uma megalista e mandam spams para a galera

TENTATIVA E ERRO

Softwares disparam e-mails “adivinhando” o usuário pela combinação de letras. Se o seu e-mail for jsilva@abc.com, o programa manda mensagens para jsilver, jsilv e jsilva, por exemplo. As duas primeiras voltam, mas a terceira chega…

COMÉRCIO ILEGAL

Combinando as três técnicas anteriores, piratas coletam endereços e os gravam em CDs. Depois, vendem o produto para empresas de spam. No centro de São Paulo, um CD pirata com 1 milhão de endereços sai por 10 reais!

LEIA MAIS

– Como funciona um programa anti-spam

– Como um e-mail é enviado?