Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como são feitos os perfumes?

Com base em pesquisas de mercado e da escolha de essências que formam a fragrância certa.

Por Giselle Hirata
Atualizado em 22 fev 2024, 10h45 - Publicado em 11 set 2012, 16h45

640px-AgroBalt_2012_-_aliejiniai_kvepalai

Com base em pesquisas de mercado e da escolha de essências que formam a fragrância certa. Os perfumes surgiram em 3 mil a.C. Naquela época, os egípcios usavam fumaças aromáticas durante as orações. Vem daí a origem da palavra: per (através) e fummum (fumaça). Por volta de 800 a.C., os gregos já exportavam óleos de flores e plantas maceradas e, quase dois séculos depois, a Babilônia se tornou o centro comercial de especiarias e perfumes. Hoje, uma fragrância é feita misturando de 30 a 300 ingredientes. Todas elas têm três “notas” (cheiros).A nota de saída é a que se dispersa no ar mais facilmente: nós a sentimos logo ao abrir o frasco. A de coração é menos volátil: só a percebemos quando o produto seca na pele. E a de fundo é a que garante a fixação do aroma na pele. Costuma ser a mais densa (e cara de produzir).

AROMA SOB MEDIDA

Opinião de consumidores orienta produção

1.Uma pesquisa de mercado define o conceito do novo produto, identificando o público-alvo (jovem, adulto, homem ou mulher) e seu estilo (esportista, roqueiro, romântico…). Com base nesses dados, é possível criar uma identidade visual e olfativa – a embalagem e a fragrância, respectivamente

A paleta de um perfumista tem mais de 2,5 mil ingredientes. Só a rosa tem mais de 20 cheiros diferentes!

Continua após a publicidade

2.Com essas informações, um perfumista começa a misturar matérias-primas para compor a fórmula. Cabe ao laboratório combinar de 30 a 300 ingredientes para reproduzir o perfume idealizado por esse profissional. O resultado são cerca de 15 fragrâncias, que são testadas com alguns consumidores

3.Definida a fragrância favorita, o processo de produção no laboratório passa a ser repetido em larga escala. A matéria-prima é pesada, misturada com outros ingredientes (como essências, água e álcool) e guardada em um tonel para ganhar intensidade

4.Dos tonéis, o líquido desce por tubos até a máquina de envase, onde é colocado em frascos. Uma encartuchadora monta a tampa, enquanto outra máquina adiciona o protetor e a embalagem. Por fim, a caixinha recebe um filme plástico externo

5.O produto vai para um armazém na própria fábrica. De lá, segue para várias linhas de distribuição: lojas físicas (da própria marca ou de revendedoras), representantes de vendas e pessoas autorizadas que vendem o produto por catálogo, entre outros

Continua após a publicidade

Em 2010, o Brasil se tornou líder mundial no setor, com um crescimento de 33% e um faturamento de US$ 6 bilhões

QUAL É SEU CHEIRO?

Cada tipo de fragrância remete a um estilo

Continua após a publicidade

Floral

Com bases de flores como rosa, jasmim e narciso, entre outros. Aqui está a maior concentração de perfumes femininos

Cítrico

Vem de frutas como tangerina, limão e bergamota. Fresco, leve e popular no verão, está na maioria das fragrâncias unissex

Madeira

Vem de diferentes tipos de madeira. Possui notas quentes e sensuais, muito empregadas em perfumes masculinos

Oriental

É uma das famílias olfativas mais intensas. Utiliza especiarias exóticas, como musk, almíscar, âmbar e pimenta

Continua após a publicidade

Fougére

De origem francesa, utiliza ervas e plantas herbáceas. Costuma ser usado em produtos para homens mais tradicionais

FONTES Fabio Artoni, gerente de perfumaria da Natura, Renata Ashcar, especialista em perfumes e autora de Brasilessencia: A Cultura do Perfume

– Por que a dama-da-noite só solta perfume à noite?

– Por que as flores têm perfume?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.