Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como se comemora o Chanucá?

Conheça os costumes desta tradicional festa judaica, que também ocorre nesta época do ano

Por Julia Moióli
Atualizado em 22 fev 2024, 10h43 - Publicado em 9 Maio 2013, 19h30
(Pablo Maia/Mundo Estranho)

Chamada de Hanukkah nos países de língua inglesa, essa festa judaica dura oito dias e, embora costume acontecer em dezembro, não tem ligação com o Natal. Sua origem é mais antiga. Em 165 a.C., os macabeus (um grupo de judeus) conseguiram expulsar os gregos que dominavam Jerusalém. Mas o templo local estava destruído. A Menorá, o tradicional candelabro de oito braços, estava quase apagando. Só havia óleo para mantê-la acesa por um dia. Mas, graças a um milagre, o combustível durou por oito dias – tempo suficiente para produzir mais óleo.

Roda, pião!
Algumas famílias dão moedas às crianças – um costume derivado de outra data judaica, o Purim, e influenciado pela tradição cristã dos presentes de Natal. Os pequenos também brincam com o dreidel, um pião de quatro lados. Cada face tem uma inicial da frase “Gimel Nun Hei Shin” (“Grande milagre aconteceu lá”). Joga-se o dreidel e apostam-se balas em qual letra irá cair.

Chamas da fé
Na véspera do primeiro dia de Chanucá, é acesa a primeira vela do Chanukiá (um tipo especial de Menorá, com um espaço à parte para acomodar a vela que acende as outras). Enquanto ela queima, são recitados cânticos e bênçãos – e ninguém pode sair do recinto. No dia seguinte, acendem-se duas velas, e assim sucessivamente até completar as oito.

Continua após a publicidade

Fritura divina
Embora não tão importante quanto o Rosh Hashaná (Ano-Novo) e o Yom Kipur (Dia do Perdão), o Chanucá é uma das datas mais populares entre os judeus. São servidos sufganiots (um doce parecido com o sonho) e latkes (bolinhos de batata). Ambos são fritos em óleo – alusão ao milagre que manteve a Menorá acesa.

CONSULTORIA Cecília Ben David, coordenadora pedagógica do Centro de Cultura Judaica de São Paulo, e rabino Uri Lam, da Congregação Israelita Paulista

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.