Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como seria a tabela periódica dos elementos da ficção?

Classificamos mais de 100 elementos químicos que aparecem em livros e séries, com o vibranium e a kriptonita. Confira.

Por Gabriela Portilho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h32 - Publicado em 18 jun 2010, 18h48

Vibranium, amazonium, kriptonita…Confira abaixo uma tabela periódica com mais de 100 elementos extraídos de quadrinhos, livros, séries, desenhos e filmes.

tabela periódica elementos fictícios
LEGENDA
Saiba como interpretar nossa tabela

periodica3

periodica4

O ELO PRIMORDIAL
Elemento: 
Narrativium

Na série de livros Discworld, do inglês Terry Pratchett, o narrativium é apresentado como o elemento primordial de todas as outras substâncias químicas da ficção, pois, para existir, qualquer história precisa ter um fio narrativo, ou melhor, um fio de narrativium.

METAL MARAVILHA
Elemento: 
Amazonium

Continua após a publicidade

Material usado nos braceletes da Mulher Maravilha, o poderoso amazonium protege a heroína contra tiros e armas atômicas. Mas todo cuidado é pouco! Se os braceletes forem destruídos, a beldade, como toda mulher que perde as joias, fica louca e dominada pelo ódio.

DURO DE ROER
Elemento: 
Adamantium

O adamantium, material que forma o esqueleto do Wolverine, é uma das ligas metálicas mais poderosas já criadas, resistente até a ataques nucleares. O único material páreo para ele é outro metal, um tipo de vibranium que gera ondas vibratórias capazes de derretê-lo.


periodica5

periodica6

ESPONJA SONORA
Elemento: 
Vibranium

Continua após a publicidade

Presente em várias histórias da Marvel, o vibranium é um metal que absorve ondas sonoras que são incorporadas às suas ligações moleculares, reforçando-as. Quanto mais som, mais forte a ligação química se torna. Caso o vibranium seja destruído, toda a energia é liberada, gerando uma enorme explosão.

OSSINHO DE ROBÔ
Elemento: 
Afraidium

O afraidium, que aparece no filme Robôs, é o metal que compõe o corpo do personagem Fender. A curiosidade é que, segundo o robô, o afraidium tem gosto de frango!

ÁTOMO GIGANTE
Elemento: 
Jumbonium

Apresentado na série Futurama, o jumbonium seria apenas um mero átomo, não fosse por um detalhe: é tão grande que dá para enxergá-lo a olho nu! Muito raro e valioso, o elemento gigante foi utilizado para enfeitar a coroa da vencedora do concurso de Miss Universo em um dos episódios.

Continua após a publicidade

periodica7

SORVETE DE ÁTOMOS
Elemento:
Bombastium

Na lista dos elementos do bem entra o bombastium, muito apreciado pelo Tio Patinhas. Se jogado na água, cada átomo de bombastium reage gerando barris de diferentes sabores de sorvete! Não é à toa que o Tio Patinhas pagou 1 trilhão de dólares para conseguir o produto!

CHEIRINHO DE QUEIJO
Elemento: 
Cheditte

Gás feito a partir da irradiação do queijo cheddar, o cheditte serve de combustível para uma máquina que leva para o espaço os personagens do livro de ficção científica Star Smashers of the Galaxy Rangers, do americano Harry Harrison.

Continua após a publicidade

periodica8

PEDRA MUTANTE
Elemento: 
Elephantanium

Um dos elementos mais divertidos dos desenhos do Patolino, o elephantanium é uma espécie de rocha com a capacidade de provocar uma mutação em quem a toca. Além de manter as pessoas em outra forma enquanto é segurada, a pedrinha ainda é hipnotizante!

HOMEM DE AÇO
Elemento: 
Kriptonita

Este metal radioativo é a única coisa capaz de detonar o Super-Homem. Ela nada mais é que os restos do planeta Kripton que vieram parar na Terra. A verde é fatal a qualquer kryptoniano. Mas há kriptonitas de várias cores, como a vermelha, que causa mutações físicas e psicológicas.

LIGAÇÕES EXPLOSIVAS

Na estranha química do universo ficcional, misturas podem causar os efeitos mais inesperados!

Continua após a publicidade

Só o melhor

Ao criar as Meninas Superpoderosas, o professor Utonium derramou uma substância química que havia preparado numa mistura de açúcar, tempero e “tudo que há de bom”, gerando assim Lindinha, Docinho e Florzinha e seus superpoderes fofinhos.

A célula-tronco da ficção

A axonita, da série Dr. Who, não chega a ser uma mistura, mas uma substância cuja combinação pode resultar em produtos pra lá de bizarros. Funcionando como uma espécie de célula-tronco dos elementos químicos, ela se transforma em qualquer substância do Universo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.