De onde vem o costume grego de quebrar pratos?
Ninguém sabe ao certo como o hábito surgiu, mas os especialistas dizem que ele já fazia parte da cultura grega há 4 mil anos. Uma das possíveis explicações seria o fato de os gregos antigos acreditarem que o barulho afastava os maus espíritos. “Mas, além disso, quebrar pratos é prova do desapego aos bens materiais”, […]
Ninguém sabe ao certo como o hábito surgiu, mas os especialistas dizem que ele já fazia parte da cultura grega há 4 mil anos. Uma das possíveis explicações seria o fato de os gregos antigos acreditarem que o barulho afastava os maus espíritos. “Mas, além disso, quebrar pratos é prova do desapego aos bens materiais”, diz a pedagoga Alexandra George Stavracas, diretora do Instituto Educacional Ateniense, em São Paulo. Nos tempos modernos, a quebradeira também adquiriu sentidos mais simples, sendo usada para demonstrar apreciação do público por um cantor ou para animar um grupo de pessoas que estivesse dançando. Por volta da década de 1930, quebrar pratos havia se tornado uma prática tão comum que os restaurantes costumavam comprar cerâmicas especiais para serem espatifadas no final da noite. Hoje, porém, esse hábito é ilegal nos restaurantes, clubes noturnos e tavernas na Grécia. O tradicional costume foi substituído pelo ato de atirar flores.
Tudo por causa da grande quantidade de pessoas que acabavam se ferindo com os pedaços de cerâmica quando a festa ficava muito animada.