Clique e assine a partir de 8,90/mês

E se o seu computador fosse uma cidade?

Prefeitura, estradas, estúdio de cinema, gravadora... Você nem pode imaginar, mas existe tudo isso dentro do seu computador!

Por Thais Sant'ana - Atualizado em 4 jul 2018, 20h14 - Publicado em 12 ago 2016, 18h15
ILUSTRA Caio Yo
Passeie pela cidade de Computerópolis e descubra como a máquina funciona

PLACA DE VÍDEO

Este componente gera toda a interface gráfica que aparece no seu monitor, como um estúdio de cinema. Ele recebe um roteiro abstrato e o transforma em imagens. Uma placa poderosa, voltada para gamers e designers, tem seu próprio galpão de RAM e processador exclusivos. É uma cidade dentro da cidade, como Hollywood

DISCO RÍGIDO

O HD faz as vezes de área residencial, porque aloja os programas, que são os cidadãos de Computerópolis. Também é a biblioteca municipal, porque registra para a história as informações enviadas aqui pelos outros componentes da cidade. Isso, claro, desde que você não se esqueça de salvar antes de fechar!

computeropolis3

Continua após a publicidade

CHIPSET

Quem mantém a visão geral da cidade é o chipset, a prefeitura. Ele envia ordens ao processador e orienta transmissões entre todos os componentes. Tem duas “subprefeituras”. A “ponte norte” coordena ligações expressas entre processador, memória e vídeo. A “ponte sul” cuida de ligações mais lentas: placa de rede, placa de som e periféricos.

PROCESSADOR

Responsável pelo trabalho mais pesado do computador, é o centro industrial. O processador executa os cálculos necessários para o funcionamento do PC. Quando você inicia um programa, essa ação chega ao processador como um código binário que diz “abrir o programa tal” – e dá-lhe cálculo!

+ Como um pen drive grava informações sem usar pilha?

Continua após a publicidade

+ O que é e como funciona um computador quântico?

computeropolis5

PLACA DE REDE

Como uma estação de trem dedicada a exportar os produtos deComputerópolis a outras cidades e importar coisas de fora, a placa de rede se encarrega da transmissão dos dados do computador à internet. Exatamente como um entreposto de exportação e importação, a placa organiza as informações em pacotes (packets).

PLACA DE SOM

Continua após a publicidade

É a gravadora da cidade, responsável por processar e distribuir o áudio gerado pelo computador. Nos primórdios do PC, esse item nem existia – o único dispositivo de som era o PC speaker, utilizado até hoje para emitir avisos sonoros da placa-mãe (tipo o “bip” quando você liga o computador). Atualmente, a “indústria fonográfica” é onipresente.

+ Matéria de capa: Mistérios da Deep Web

+ Onde há mais pirataria na internet?

computeropolis4

PLACA-MÃE

Continua após a publicidade

É o espaço físico da metrópole: fronteiras, estradas, pontes, morros, vales. Por meio dela, todas as partes de um computador são conectadas. As ligações entre os componentes internos são como ruas e avenidas. A placa-mãe também possui saídas que conectam a cidade a dispositivos externos, como monitor e teclado.

MEMÓRIA RAM

Como um galpão que recebe e despacha contêineres, a RAM é ocupada temporariamente por processos em execução no PC. Quanto mais programas abertos, mais espaço é ocupado aqui – e ele só vaga se você encerrar alguns programas. Por isso seu computador fica lerdo quando há muita coisa aberta: o galpão fica atulhado.

 

FONTES Sites Tecmundo e Techtudo

Continua após a publicidade

CONSULTORIA Nestor Oliveira, gerente de produtos e coordenador de hardware da Impacta Tecnolog

Publicidade