GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

É verdade que a ONU pode emitir selos?

et-postal2 et-postal2

et-postal2 (/)

Sim, a Organização das Nações Unidas – ONU não é um país, nem um território, mas pode emitir selos postais próprios. Na verdade, ela é a única organização internacional a quem essa façanha é permitida, e tem uma área dedicada apenas a isso, a United Nations Postal Administration – UNPA. Outro privilégio exclusivo dela é poder lançar selos em três moedas diferentes – o dólar, o euro e o franco suíço -, atribuídas às suas sedes oficiais – de Nova York, Viena e Genebra. Mas seus selos são válidos apenas para cartas postadas nessas respectivas sedes.

Os selos da ONU apresentam as causas apoiadas pela organização e as metas estabelecidas pelos países integrantes.

Territórios que (quase) ninguém conhece e já emitiram selos

Bophuthatswana

Você já ouviu falar desse território tribal africano? Como este nome complicado, Bophuthatswana ficava a oeste de Pretória, capital executiva da África do Sul. Ele foi um dos pseudoestados criados durante o apartheid e emitiu selos entre 77 e 94. O primeiro data de 06 de dezembro de 1977 e mostra uma imagem que remete à liberdade. Em 1994, Bophuthatswana foi reintegrado a África do Sul.

Umm al-Qiwain

Umm al-Qiwain é um emirado – território governado por um emir-, com uma área de 780 quilômetros quadrados, que emitiu seus primeiros selos em 29 de junho de 1964. Umm al-Qiwain se integrou aos Emirados Árabes Unidos em 1971, e, no ano seguinte, o país passou a ser o responsável pelas operações postais dele.

Fonte e imagem UNPA, PNSYSTUDIO