GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

É verdade que jamais esquecemos como andar de bicicleta?

Aprender a andar de bicicleta é como "instalar" novas habilidades no cérebro.

Sim, é verdade. Isso acontece porque o sistema nervoso tem como principal característica a capacidade de reter informações nos neurônios e na rede que eles formam. No caso das atividades motoras, quem comanda os movimentos é o cerebelo – parte do encéfalo responsável pela coordenação motora e pelo equilíbrio -, que fica na região da nuca, logo acima do pescoço.

verdade-jamais-esquecemos-andar-bicicleta

As informações necessárias para executar os movimentos, porém, ficam armazenadas no sistema extrapiramidal, no cérebro. Basta precisar usar que o conhecimento pré-adquirido surge automaticamente. Esse armazenamento ajuda a economizar a energia cerebral que seria gasta caso a gente tivesse que aprender de novo a cada execução de um movimento costumeiro. O mesmo mecanismo funciona, por exemplo, para atividades como dançar, tocar um instrumento, ler e escrever.

Mas e no caso de um acidente? Bem, uma lesão cerebral pode comprometer os movimentos, em si, que são usados para andar de bike. Mas, em teoria, as instruções, caso aqueles movimentos ainda fossem possíveis, seguem armazenadas no cérebro. Para desaprender, só com a remoção total do cerebelo.

CONSULTORIA Fernando Gomes Pinto, neurocirurgião do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP

Leia também:

Quais são as regras de trânsito para ciclistas?

– O que é a Volta da França?