GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Existe bicho que só anda em uma direção?

Apesar da fama dos caranguejos e dos peixes, todos os animais estão aptos a mudar de rumo, por meio de curvas, desvios para os lados ou até marcha a ré

caranguejo-2

 (Rivaldo Barboza/)

Não. Dependendo do animal, ele pode fazer uma curva, dar ré ou desviar para os lados, mas não fica sem ação caso encontre um obstáculo intransponível. O formato e as características de cada bicho ajudam a deduzir como ele se desloca: peixes não costumam nadar para trás, por exemplo. “O que acontece é que alguns animais, por serem menos ágeis, preferem ambientes abertos para evitar colisões”, afirma Caio Isola, biólogo e pesquisador da UFSCar. Além disso, determinadas espécies possuem limitações físicas que impedem certos movimentos. Confira alguns exemplos no tabuleiro acima e no texto abaixo.

1) SEGUINDO EM FRENTE

Os caranguejos são conhecidos por andar de lado. Mas, diferentemente do que muitas pessoas pensam, eles também conseguem ir para a frente, embora mais devagar. Só preferem andar de lado porque o movimento de dobra de suas patas favorece esse tipo de deslocamento. O aratu, uma espécie de caranguejo que vive nos manguezais, até sobe em árvores.

2) FUGINDO DA RAIA

Embora a maioria dos peixes seja capaz de dar ré, eles quase nunca o fazem, a não ser que se vejam presos em lugares pequenos. Algumas espécies são exceções: enguias, moreias e os peixes elétricos são mais propensos ao movimento. Já algumas raias conseguem até se movimentar de costas na superfície da água. O efeito é bem cômico: veja no vídeo abaixo.

 

3) MOONWALK GALINÁCEO

Além de ciscarem para trás, galinhas também conseguem dar ré – há casos registrados de donos que as treinam para isso. Em 2010, chamou a atenção na cidade de Corupá, em Santa Catarina, o caso de uma penosa que só andava desse jeito. Especialistas comentaram que ela provavelmente tinha nascido com algum problema neurológico.

 

Veja também
  • query_builder
  • query_builder

 

4) UM PASSO PARA TRÁS

Canguru e ema são animais que ganharam a fama de não conseguir dar ré por causa do brasão de armas da Austrália, que usa os dois para ilustrar a ideia de uma nação que progride, anda para a frente. Apesar do senso comum, eles conseguem sim ir para trás, mas o fazem pouco. Durante uma briga, por exemplo, o canguru usa a cauda para ir para trás e se esquivar.

 

FONTES Institutos de Biologia da UFRRJ e da UFF, livro The Little Giant Book of Animal Facts, de Glen Vecchione

CONSULTORIA Marcelo de Carvalho, professor do Instituto de Biociências da USP, Caio Isola, biólogo e pesquisador do Departamento de Biologia da UFSCar