GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Infográfico: como é o mapa de Winterfell, de “Game of Thrones”?

O lar da família Stark será o palco da batalha contra o Rei da Noite que vai rolar no próximo episódio – o mais longo de toda a série.

Este texto contém spoilers da última temporada de Game of Thrones. Depois não diga que não avisamos.

A sede da família Stark é um dos locais mais importantes da série. É lá que começa a história, e é um dos três locais presentes em toda abertura de episódio (os outros são a Muralha e Porto Real).

Na oitava (e última) temporada da saga, Winterfell se torna a base do exército dos vivos, e grande parte dos principais personagens se reúnem ali para esperar a derradeira batalha contra o Rei da Noite.

Elaborado pelo lendário Bran, o Construtor, ancestral dos Stark, este complexo de castelos é extremamente detalhado nos livros. O local escolhido para retratar Winterfell na televisão foi o Castelo Ward, na Irlanda do Norte.

Veja uma descrição dos pontos mais importantes de lá – e onde alguns personagens estarão durante a batalha da semana que vem.

1) Vila de inverno
Um povoado que leva esse nome porque, no verão, só uma em cada cinco casas é habitada. Mas, quando o frio chega, todos os fazendeiros das redondezas passam a morar ali e o lugar ganha vida.

2) Grande salão
Onde são realizados os banquetes e festas. Lá cabem até 500 pessoas sentadas. Em dias comuns, a família Stark (ou Bolton, durante seu domínio) jantava ali.

Na última temporada, é o lugar onde as principais lideranças do Norte e de Daenerys Targaryen se reúnem para traçar os planos para a batalha final. É lá, por exemplo, que decidem se Jaime Lannister será perdoado ou executado.

3) Septo

Ned Stark seguia a religião dos Deuses Antigos, cujas orações se dão em bosques. Mas ordenou a construção do septo – prédio semelhante a uma capela ou igreja – quando se casou com Catelyn, que veio do sul e era devota da Fé dos Sete.

4) Grande fortaleza

É o castelo mais importante do complexo. Foi construído sobre fontes termais para manter as paredes quentes com água encanada. É nesse local que ficam os quartos dos membros da família Stark.

Veja também

5) Torre quebrada

Já foi a maior torre de vigia, mas um relâmpago causou um incêndio que derrubou parte da estrutura. Uma centena de anos se passou e ninguém a reconstruiu. Foi dela que Bran caiu no primeiro episódio da série.

6) Segurança máxima

O complexo de castelos de Winterfell é cercado por dois muros de granito, e há um fosso entre eles – o que dificulta invasões. A parede externa tem 24 m de altura, enquanto a interna possui 30 m.

7) Criptas

Local subterrâneo onde descansam os ossos de membros da Casa Stark. Os antigos Reis do Norte são representados em estátuas ao lado de seus lobos gigantes. Lyanna Stark, apesar de não ter liderado a família, ganhou uma estátua nas criptas.

É neste lugar que Sam revela a Jon que ele, na verdade, é o filho de Lyanna com Rhaegar Targaryen, tornando-se assim o legítimo herdeiro do trono. Posteriormente, Jon se encontra com Daenerys ali para contá-la sobre sua origem.

No segundo episódio, descobrimos que as criptas serão o refúgio da população de Winterfell durante a batalha contra o exército dos mortos. Personagens como Gilly, Varys e Sansa provavelmente ficarão confinados ali. Tyrion Lannister, apesar de não concordar, é convencido por Daenerys a ir para lá.

8) Bosque sagrado

Dizem que este pedaço da floresta tem mais de 10 mil anos. Lá, há um represeiro com um rosto desenhado, chamado de árvore-coração, essencial para os que seguem a religião dos Deuses Antigos. Ned Stark sempre visitava o local após executar criminosos.

Durante a preparação para a batalha, Bran Stark informa a todos que é lá que ele ficará durante a luta, à espera do Rei do Noite. O menino revela a todos que o vilão pretende matá-lo para criar uma “noite eterna” – sem o Corvo de Três Olhos, toda a memória de Westeros será perdida, e o Rei conseguirá governar para sempre.

Como os dois possuem uma conexão especial, o Rei da Noite saberá exatamente onde Bran estará. Theon Greyjoy se prontificou a proteger o caçula dos Stark, e é provável que um dos dragões de Daenerys esteja por perto para reforçar a segurança.

9) Canil

Era o local favorito de Ramsay Bolton enquanto tinha o domínio de Winterfell, até que ele mesmo pereceu ali. Fica próximo ao Portão do Caçador, que se abre em direção a uma imensa floresta. Assim, é mais fácil levar os cães para as caçadas.