Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O que acontece entre o pouso e a decolagem de um avião?

Nos 20 minutos que separam o pouso da decolagem seguinte, pelo menos quatro equipes “atacam” o avião ao mesmo tempo: limpeza, combustível, comida e bagagens. Por isso, na escala de um vôo doméstico, por exemplo, cerca de 16 pessoas trabalham simultaneamente na mesma aeronave. Essa pressa toda não é uma exigência apenas da empresa aérea, […]

Por Tarso Araújo
Atualizado em 22 fev 2024, 11h25 - Publicado em 18 abr 2011, 18h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nos 20 minutos que separam o pouso da decolagem seguinte, pelo menos quatro equipes “atacam” o avião ao mesmo tempo: limpeza, combustível, comida e bagagens. Por isso, na escala de um vôo doméstico, por exemplo, cerca de 16 pessoas trabalham simultaneamente na mesma aeronave. Essa pressa toda não é uma exigência apenas da empresa aérea, interessada em deixar o avião parado o menor tempo possível: o corre-corre do pit stop segue regras estabelecidas por órgãos internacionais de aviação e pela vigilância sanitária. Atrasos, portanto, significam multas para a companhia aérea, além de gerar um tremendo desconforto para quem espera na sala de embarque. Aeroportos muito movimentados, como o de Congonhas, em São Paulo, e o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, repetem esse processo cerca de 300 vezes por dia. Já pensou se todo mundo resolvesse atrasar?

    Publicidade
    Cada um na sua
    Acontece tanta coisa entre o pouso e a decolagem que precisamos de quatro páginas para mostrar tudo

    PROCESSO

    Publicidade

    1. PREPARAR, APONTAR…

    Alguns minutos antes do pouso, a torre informa ao piloto e à companhia aérea qual o número da vaga que o avião deverá ocupar no aeroporto. Assim que as equipes de manutenção sabem onde ele vai parar, seguem para o respectivo “envelope”, área próxima ao bico da aeronave onde podem aguardar até ter autorização para começar a operação

    Publicidade

    2. MESTRE DE CERIMÔNIA

    O mecânico da companhia aérea ajuda o piloto a parar o avião no lugar certo e coloca um calço na roda dianteira. Depois de estacionar, o piloto desliga a turbina e o “pisca-pisca” do sistema de anticolisão. Esse procedimento é obrigatório e serve como sinal de partida para as equipes: assim que o pisca apaga, elas entram em ação

    Publicidade

    3. 20 MINUTOS DEPOIS

    Quando está tudo pronto e o embarque concluído, o piloto pede autorização para decolar. Decolagem autorizada, é hora de entrar em ação o trator de pushback, que empurra o avião de volta à pista. Para empurrar aviões de até 600 toneladas, esses veículos chegam a ter 1 200 cavalos – 20 vezes a força de um carro popular

    Publicidade

    MALAS

    1. SESSÃO DE DESPACHO

    Publicidade

    A mala que você despacha no check-in segue por uma esteira até o pátio do aeroporto, onde vários funcionários fazem uma triagem. Eles distribuem as malas em diferentes carrinhos, um para cada avião. Quando a companhia encerra o check-in de um vôo, o carrinho com a bagagem dele segue para o avião

    2. CARGA E DESCARGA

    Assim que a turbina é desligada, a equipe de descarga abre os porões, como são chamados os bagageiros do avião. Eles identificam as malas que devem descer pela etiqueta colada na alça e transferem-nas para o carrinho, que segue para o setor de desembarque. E, então, enchem os porões com as malas que vieram do check-in

    Continua após a publicidade

    3. POR DENTRO DOS PORÕES

    O tamanho e o número de porões em uma aeronave muda de acordo com o modelo. Mas eles ficam sempre sob os passageiros e são iguais dos dois lados, para manter o equilíbrio do avião. Pelo menos um dos porões tem controle de temperatura e pressão, para levar materiais sensíveis e animais vivos

    4. DESFILE DE MALAS

    No setor de desembarque, outra equipe está a postos, aguardando o carrinho que traz as malas do avião. Quando ele chega, esses funcionários transferem a bagagem para uma esteira, que corre da área externa para a área interna do aeroporto, indo diretamente aos passageiros

    LIMPEZA

    1. CATA-LIXO

    O pessoal da limpeza só pode entrar no avião quando o último passageiro desembarca. Então eles têm de cinco a dez minutos para fazer o seu trabalho, antes de começar o próximo embarque. Duas pessoas seguem para a cabine para catar todo o lixo deixado nas poltronas e no corredor

    2. TRABALHO SUJO

    Se alguém “chamar o Hugo” durante o vôo, o pessoal da limpeza tem de tomar um cuidado especial para tirar o mau cheiro e evitar contaminação, caso o mal-estar tenha sido provocado por alguma doença contagiosa. Eles isolam a área, aplicam desinfetante e bactericida e, se necessário, trocam a almofada do assento

    3. QUE DUREZA!

    Uma pessoa se dedica exclusivamente ao banheiro. Ela troca o papel, passa desinfetante e recolhe o lixo em uma sacola branca, para não confundir com o resto do lixo. Como esse material tem risco maior de contaminação, ele é incinerado, enquanto o resto é reciclado

    Continua após a publicidade

    4. LEVA-E-TRAZ

    Por fim, entra em ação um carrinho com uma bomba de ar e dois reservatórios: um com água potável e outro para recolher o esgoto. Ele suga o esgoto e manda água para o banheiro. Em seguida, injeta no reservatório da latrina a mesma substância usada em banheiros químicos para evitar bactérias e mau cheiro

    ABASTECIMENTO

    1. AEROPOSTO

    As empresas responsáveis pelo combustível mantêm postos de abastecimento dentro do aeroporto, longe da pista, onde guardam centenas de milhares de litros. Quando a companhia aérea pede o abastecimento de um avião, é dali que os caminhões-tanque tiram o combustível

    2. LENHA NA FOGUEIRA

    O combustível usado por aviões de grande porte é um querosene especial, feito especialmente para motores de turbina. Entre suas características principais está o fato de ele não congelar nem mudar de viscosidade e rendimento em grandes altitudes, onde a temperatura e a pressão são baixas

    3. COMPLETA?

    O caminhão-tanque filtra o combustível para evitar que sujeiras passem para o avião. Então conecta a mangueira sob uma das asas, onde ficam os tanques, e transfere o combustível. Raramente se enche o tanque, afinal avião mais leve “bebe” menos

    COMIDA

    1. MEGAPRODUçÃO

    A comida servida no avião é preparada em uma cozinha industrial instalada dentro do aeroporto. No cardápio, nada de comidas pesadas nem que dêem gases e, por medida de segurança, o piloto e o co-piloto nunca comem o mesmo prato. De Congonhas, em São Paulo, saem 17 mil refeições por dia (90% de sanduíches), sem contar as barrinhas de cereais

    Continua após a publicidade

    2. RANGO EMPILHADO

    A comida segue para os aviões em caminhões especiais, com uma caçamba que sobe até a porta do avião. Ela traz os trolleys – carrinhos com rodas usados no serviço – com até 56 bandejinhas cada um. Além dos trolleys com comida, alguns caminhões também levam bebidas, material descartável, jornais e revistas

    3. HORA DO LANCHE

    A comida quente é aquecida no próprio avião. Ela não chega dentro das bandejinhas, mas, sim, em grades que se encaixam no forno. Todo o procedimento de preparação do rango acontece no galley, a área de trabalho dos comissários. Ali ficam o forno e o espaço para encaixar os trolleys, maletas de comida quente e acessórios

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.