Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O que é a cientologia?

Tom Cruise, Juliette Lewis, Priscilla Presley, John Travolta, Kirstie Alley... O que é a "religião" que tem tantos adeptos famosos?

Por Karina Bueno
Atualizado em 22 fev 2024, 10h43 - Publicado em 9 Maio 2013, 17h46

 

É um conjunto de crenças e práticas criado em 1954 pelo norte-americano l. ron Hubbard (1911-1986), autor de livros de ficção científica. Entre os principais objetivos da entidade está o surgimento de uma civilização sem insanidade, criminosos e guerra, na qual o homem prosperaria e seria livre para se elevar em sua verdadeira natureza espiritual. Mas esqueça-se da imagem de igreja convencional. Os prédios abrigam amplas salas de estudo e displays interativos que explicam os princípios da instituição. No local, ministros tiram dúvidas de fiéis e curiosos e sugerem a participação em cursos – no Brasil, o mais procurado é sobre como superar os altos e baixos na vida. Atualmente há mais de 10 mil igrejas, missões e grupos em 165 países. Por aqui, são três endereços, todos na Grande São Paulo.

FIQUE CIENTE

Entenda os princípios seguidos pelos fiéis da cientologia, como o ator Tom Cruise

Pai da fé

O fundador da cientologia, L. Ron .Hubbard, é considerado por alguns como um dos pioneiros no ramo dos livros de autoajuda ao publicar Dianética – A Ciência Moderna da Saúde Mental. A ele são atribuídas afirmações de que criar uma religião seria uma forma de enriquecimento fácil.

– A cientologia é muito criticada por cobrar pelos cursos e pelas audições necessários para que os membros evoluam na fé.

Máquina da verdade

Para apagar as memórias nocivas e restaurar o equilíbrio, os adeptos participam de audições. Nessa espécie de terapia, um auditor faz perguntas ao fiel e utiliza um .e-metro, aparelho criado para medir o estado espiritual da pessoa e apontar os aspectos da vida que precisam ser desenvolvidos.

Continua após a publicidade

Escrituras sagradas

Os principais livros da cientologia, de autoria de Hubbard, são A Ciência da Sobrevivência e Dianética. De acordo com o segundo, o cérebro armazena todas as experiências de vida. Episódios ruins ou dolorosos seriam causadores de futuros problemas emocionais e físicos.

Crença pop

Os Centros de Celebridades – como os que estão em Hollywood, Nova York, Paris e Londres – são voltados a atores, músicos, esportistas, políticos etc. Embora possam ser frequentados por não-famosos, os locais servem para ajudar aqueles que, segundo L. Ron Hubbard, têm papel essencial na melhoria do mundo.

– Alguns dos famosos adeptos (e garotos-propaganda) da cientologia são Tom Cruise, Juliette Lewis, Priscilla Presley, John Travolta e Kirstie Alley.

Leia também:

– Qual a diferença entre um ateu e um agnóstico?

– O que diz a Biblia Satânica?

Continua após a publicidade

CIENTOLOGIA

Forma do homem

O ser humano seria formado por corpo, mente e thetan (espírito sem o qual corpo e mente não existiriam). A necessidade de sobrevivência orientaria as oito dinâmicas da vida: o indivíduo, a criatividade, a sobrevivência em grupo, a espécie, as formas de vida, o Universo, o espiritual e o infinito (que é o Ser Supremo).

– A cientologia existiria para libertar os humanos da influência dos thetans.

Passo a passo

Os fiéis novatos são os preclear. Após realizar uma série de cursos, eles ganham habilidades, são considerados clear (esclarecidos) e evoluem na organização, podendo até vir a ser auditores. Cada igreja tem capelão, oficiais e diretores. As missões têm apenas ministros, que celebram os ritos e organizam os cursos.

Continua após a publicidade

Rotina semanal

A cientologia realiza casamentos, batizados, serviços funerais, cerimônias de nomeação para novos membros e entrega de diplomas aos que concluem os cursos. Além disso, existem os serviços dominicais, em que o capelão ou outro ministro lê o credo da igreja e faz um sermão baseado nas palavras de L. Ron Hubbard.

TOP SECRET

Ex-adeptos relatam como seria a origem da humanidade, revelada apenas para cientologistas avançados.

1- Há 75 milhões de anos, o ditador intergaláctico lorde Xenu expulsou bilhões de seres que superpovoavam os planetas que ele controlava.

Continua após a publicidade

2- Os prisioneiros foram enviados à Terra a bordo de aviões e jogados, juntamente com bombas de hidrogênio, dentro de vulcões para serem exterminados.

3- As almas das vítimas (thetans) ficaram vagando pelo planeta e possuíram os primeiros Homo sapiens, causando sofrimento espiritual aos homens desde então.

 

FONTES Livro Scientology – Os Fundamentos do Pensamento, de L. Ron Hubbard e site scientology.org
CONSULTORIA Luciana Gomez, supervisora da Igreja da Cientologia Missão São Paulo

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.