O que é a cientologia?
Tom Cruise, Priscilla Presley, John Travolta... Entenda a "religião" que tem tantos adeptos famosos.

É um conjunto de crenças e práticas criado em 1954 pelo norte-americano L. Ron Hubbard (1911-1986), autor de livros de ficção científica. Entre os principais objetivos da entidade está o surgimento de uma civilização sem insanidade, criminosos e guerra, na qual o homem prosperaria e seria livre para se elevar em sua verdadeira natureza espiritual.
Mas esqueça a imagem de igreja convencional. Os prédios abrigam amplas salas de estudo e displays interativos que explicam os princípios da instituição. No local, ministros tiram dúvidas de fiéis e curiosos e sugerem a participação em cursos – no Brasil, o mais procurado é sobre como superar os altos e baixos na vida. Atualmente há mais de 10 mil igrejas, missões e grupos em 165 países. Por aqui, são três endereços, todos na Grande São Paulo.
Hora de entender os princípios seguidos pelos fiéis da cientologia.
Pai da fé
O fundador da cientologia, L. Ron .Hubbard, é considerado por alguns como um dos pioneiros no ramo dos livros de autoajuda ao publicar Dianética – A Ciência Moderna da Saúde Mental. A ele são atribuídas afirmações de que criar uma religião seria uma forma de enriquecimento fácil. A cientologia é muito criticada por cobrar pelos cursos e pelas audições necessárias para que os membros evoluam na fé.
Máquina da verdade
Para apagar as memórias nocivas e restaurar o equilíbrio, os adeptos participam de audições. Nessa espécie de terapia, um auditor faz perguntas ao fiel e utiliza um e-metro, aparelho criado para medir o estado espiritual da pessoa e apontar os aspectos da vida que precisam ser desenvolvidos.
Escrituras sagradas
Os principais livros da cientologia, de autoria de Hubbard, são A Ciência da Sobrevivência e Dianética. De acordo com o segundo, o cérebro armazena todas as experiências de vida. Episódios ruins ou dolorosos seriam causadores de futuros problemas emocionais e físicos.
Crença pop
Os Centros de Celebridades – como os que estão em Hollywood, Nova York, Paris e Londres – são voltados a atores, músicos, esportistas, políticos etc. Embora possam ser frequentados por não-famosos, os locais servem para ajudar aqueles que, segundo L. Ron Hubbard, têm papel essencial na melhoria do mundo. Alguns dos adeptos (e garotos-propaganda) da cientologia são Tom Cruise, Juliette Lewis, Priscilla Presley, John Travolta e Kirstie Alley.
Forma do homem
O ser humano seria formado por corpo, mente e thetan (espírito sem o qual corpo e mente não existiriam). A necessidade de sobrevivência orientaria as oito dinâmicas da vida: o indivíduo, a criatividade, a sobrevivência em grupo, a espécie, as formas de vida, o Universo, o espiritual e o infinito (que é o Ser Supremo). A cientologia existiria para libertar os humanos da influência dos thetans.
Passo a passo
Os fiéis novatos são os preclear. Após realizar uma série de cursos, eles ganham habilidades, são considerados clear (esclarecidos) e evoluem na organização, podendo até vir a ser auditores. Cada igreja tem capelão, oficiais e diretores. As missões têm apenas ministros, que celebram os ritos e organizam os cursos.
Rotina semanal
A cientologia realiza casamentos, batizados, serviços funerais, cerimônias de nomeação para novos membros e entrega de diplomas aos que concluem os cursos. Além disso, existem os serviços dominicais, em que o capelão ou outro ministro lê o credo da igreja e faz um sermão baseado nas palavras de L. Ron Hubbard.
Top secret
Ex-adeptos relatam como seria a origem da humanidade, revelada apenas para cientologistas avançados. Há 75 milhões de anos, o ditador intergaláctico lorde Xenu teria expulsado bilhões de seres que superpovoavam os planetas que ele controlava. Os prisioneiros foram enviados à Terra a bordo de aviões e jogados, juntamente com bombas de hidrogênio, dentro de vulcões para serem exterminados. As almas das vítimas (thetans) ficaram vagando pelo planeta e possuíram os primeiros Homo sapiens, causando sofrimento espiritual aos homens desde então.
Fontes: Livro Scientology – Os Fundamentos do Pensamento, de L. Ron Hubbard e site scientology.org. Consultoria: Luciana Gomez, supervisora da Igreja da Cientologia Missão São Paulo