GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O que é a lei de Murphy?

lei-de-murphy lei-de-murphy

lei-de-murphy (/)

É um comentário ácido e pessimista sobre o Universo que diz: “Tudo o que puder dar errado dará”. Ou seja, de lei, a lei de Murphy não tem nada: não se trata de um conceito matemático, e sim de uma máxima sobre a “perversidade do Universo”, um conceito que existe há pelo menos dois séculos. Trata-se da sensação de que o Universo “quer” que dê tudo errado, uma visão de mundo que pode ser interpretada tanto como negativismo puro e simples quanto como um alerta para sempre se tomar todas as precauções possíveis ao trabalhar em algum projeto.

IMPACTO PROFUNDO

Assista aos bizarros testes que deram origem à lei de Murphy como a conhecemos em bit.ly/testemurphy

Perverso universo

A lei de Murphy existe faz tempo, mas só ganhou esse nome nos EUA dos anos 50

1. No suplemento do livro A Budget of Paradoxes (O Orçamento dos Paradoxos), de 1866, o matemático Augustus De Morgan chega a formulações bem próximas à lei de Murphy: “Tudo o que pode acontecer irá se fizermos testes o suficiente”

2. Em 1877, a minuta de uma reunião de engenheiros civis em Londres registra um pronunciamento de Alfred Holt sobre navios a vapor que é um esboço da lei de Murphy: “Verifica-se que qualquer coisa que pode dar errado no mar geralmente dá errado mais cedo ou mais tarde”

3. O ilusionista inglês Nevile Maskelyne escreve, em uma edição de 1908 da revista para mágicos The Magic Circular: “É uma experiência comum a todos os homens descobrir que, em um ocasião especial, tal qual a produção de um efeito mágico pela primeira vez em público, tudo o que pode dar errado dará errado”

4. Em 1949, o capitão da Aeronáutica dos EUA, Edward A. Murphy Jr., conduz um teste sobre efeito das forças gravitacionais sobre pilotos de jato. Um assistente instalou errado os sensores eletrônicos no cinto de segurança, anulando a leitura de dados. Murphy teria dito sobre o subordinado: “Se houver alguma maneira de fazer as coisas erradas, ele o fará”

Outra versão para a origem da lei é a de que outros militares tiraram um sarro da frase, adaptando-a para “tudo o que puder dar errado dará” e batizando-a como lei de Murphy

FONTES Livro A History of Murphy’s Law, de Nick Spark, e listas de correspondência da American Dialect Society