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O que é a teoria da linha de diálogo?

É uma regra a respeito do posicionamento da câmera durante uma cena dediálogo, também conhecida como eixo ou linha dos 180 graus.

É uma regra a respeito do posicionamento da câmera durante uma cena dediálogo, também conhecida como eixo ou linha dos 180 graus. Foi criada pelo diretor D.W. Griffith nos anos 10 e 20 e consolidada pela indústria nos anos 30 e 40. “Quando dois atores estão contracenando, dependendo do ângulo em que são filmados, a direção para onde olham pode fazer o público achar que eles não estão conversando entre si. Essa técnica evita isso”, explica Luciana Canton Bermudes, coordenadora da pós-graduação de Cinema no Centro Universitário Belas Artes (SP). Às vezes, “pular a linha” pode ser uma escolha estética do diretor, como Walter Salles fez emNa Estrada(2012).

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1. A partir do posicionamento dos dois atores, uma linha imaginária é traçada entre eles e a equipe técnica. Isso divide o espaço cênico em dois: as câmeras podem se mover por onde quiser em uma das metades, mas nunca invadir a outra

2. Cada ator é captado por uma câmera diferente (ou por uma única câmera, mas em tomadas diferentes). O que está à esquerda aparecerá no filme olhando para a direita. E o que está à direita aparecerá olhando para a esquerda

3. Assim, durante a edição, o olhar dos atores se cruzará, reforçando no espectador a impressão de que estão olhando um para o outro. Se a câmera filmasse um deles pelo “lado de lá” da linha, ambos estariam olhando na mesma direção

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