O que é aerodinâmica?
Formas curvas ou arredondadas têm maior facilidade para superar o vento que bate de frente
Ela pode ser definida como o estudo da interação dos corpos com o ar. Um bom exemplo é a capacidade que um determinado corpo — um veículo ou um ser vivo — tem para enfrentar a barreira de ar que se forma à sua frente durante um deslocamento em alta velocidade. Mas a aerodinâmica não é apenas isso. “Ela também está relacionada à estabilidade. No caso de um automóvel, é fundamental que ele mantenha sua direção mesmo quando bate um forte vento lateral”, diz o engenheiro Roberto da Mota Girardi, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, SP.
Um bom projeto aerodinâmico não é importante apenas para construir carros mais velozes e estáveis. Quanto menor for a resistência do ar que o veículo enfrenta, menos dinheiro o motorista gastará com gasolina, pois precisará usar menos combustível. Mas como saber se um veículo é bom nesse quesito? Existe uma medida chamada coeficiente aerodinâmico (Cx).
O pior coeficiente possível, equivalente a uma chapa plana em pé enfrentando o ar, é igual a 2,0. O Cx de um ônibus fica em 0,60; o dos carros modernos varia entre 0,35 e 0,30. Nada, porém, é comparável ao Cx de um avião: 0,015. Como as aeronaves comuns rasgam o céu a mais de 900 km/h, situação em que há enorme resistência do ar, a eficiência aerodinâmica tem que ser excelente.
E a questão não pára por aí. Os aviões só voam por que interagem muito bem com o ar de outras formas. O melhor exemplo está nas asas. Elas empurram o vento para baixo e este reage impulsionando a aeronave para cima. É isso que mantém a máquina voando.
Graus de resistência ao ar
Formas curvas ou arredondadas têm maior facilidade para superar o vento que bate de frente
FEITA PARA VOAR
As asas de avião enfrentam pouquíssima resistência do ar. Além disso, o desenho curvilíneo de suas faces superior e inferior faz o ar fluir de tal maneira que acaba empurrando a nave para cima
SHOW DE BOLA
Esferas vencem a resistência do ar de forma muito eficiente. No caso de um automóvel, o formato ainda permite melhor aproveitamento do espaço interno — por isso, os carros modernos têm formas arredondadas
BLOQUEIO CHAPADO
O ar freia com facilidade os objetos quadrados ou em forma de chapa plana. Mesmo assim, ainda são projetados veículos com a frente nesse formato — é o caso de vários caminhões