GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O que é filatelia?

Conheça as origens da paixão por selos

selos-filatelia Imagens de selos japoneses e romenos / KLMircea/Flickr

Filatelia é o estudo de selos postais e dos materiais relacionados a eles. O termo vem do grego philos (referente ao amor fraterno) e atéleia (livre de encargo ou imposto). Antes dos selos serem inventados, o destinatário da carta efetuava o pagamento na hora de colocar as mãos nela. Depois, claro, todo mundo passou a amar receber as coisas sem ter que ser o responsável por pagar pela entrega. Por isso, em 1864, Georges Herpin sugeriu a palavra francesa “philatélie” para a área que começava a se destacar na época.

Desde que o primeiro selo do mundo foi emitido, especialistas de diversos países vêm se dedicando ao tema. Cheio de pormenores, ele envolve história, economia e garimpo, já que é preciso conhecer o valor social e financeiro dos itens e suas peculiaridades, assim como as raridades que chegam a custar milhões de reais!

Entre os aficionados estão os colecionadores, que reúnem seus itens de acordo com temáticas específicas. Quem se dedica ao assunto tem até uma data para chamar de sua: 5 de março é o Dia do Filatelista Brasileiro.

Fonte Correios