Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

O que é Mercúrio retrógrado, na astrologia?

Algum amigo seu já avisou para não tomar grandes decisões porque "Mercúrio está retrógrado"? Entenda de uma vez esse movimento astrológico

Por Letícia Gonzales Atualizado em 14 fev 2020, 17h32 - Publicado em 1 nov 2017, 14h48

O fenômeno ocorre quando o planeta, que é próximo da Terra, cria a ilusão de estacionar em sua órbita e começar a andar para trás. É claro que isso não é verdade: é uma ilusão causada pela relação entre os movimentos de Mercúrio e da Terra, a partir da perspectiva aqui da Terra – já que o ponto de vista geocêntrico é uma das bases do estudo dos signos.

Por isso, apesar de ser apenas aparente, o movimento é carregado de simbologia e relações de causa e efeito. Uma delas diz respeito às áreas regidas por Mercúrio, comunicações e transportes. Atrasos, problemas e caos adentram esses setores e causam transtornos. É o momento em que o correio perde o seu pacote, a internet para de funcionar e aquele combinado que estava bem amarrado se desfaz. Papelada e eletrônicos também são alvos fáceis da marcha a ré mercurial.

 

  • Diante do cenário desfavorável, astrólogos aconselham evitar decisões importantes nessas épocas, deixando-as para depois. É um convite do Universo para diminuir o ritmo, fazer uma pausa e apenas ouvir e avaliar suas empreitadas.

    Em 2017, os períodos de Mercúrio retrógrado são de 12 agosto a 5 de setembro e de 3 a 22 de dezembro.

    Continua após a publicidade

     

    FONTES Livro A Bíblia da Astrologia, de Judy Hall

    CONSULTORIA Rosa Di Maulo, astróloga

     

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade