GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O que é o monstro Cthulhu?

O clássico do terror surgiu em um conto norte-americano de 1928

PERGUNTA Robson Vilanova Ilha, São Sepé, RS

Essa criatura horripilante surgiu em O Chamado de Cthulhu, um conto do norte-americano H.P. Lovecraft publicado em 1928 que logo se tornou um clássico do terror.

Ela é uma entidade cósmica maligna, adorada por uma seita milenar que busca trazê-la de volta ao nosso plano astral – o que desencadearia o apocalipse. Lovecraft bolou um monstro tão aterrador que ele se popularizou e inspirou desde bandas de rock, como Metallica, até filmes, como Re-Animator, e séries, como Supernatural e South Park.

+ Qual vilào de filme de terror matou mais gente?

+ Por que Hitchcock era considerado o mestre do suspense?

Tão assustadora quanto

Uma espécie californiana de aranha descoberta em 1994 foi batizada como Pimoa cthulhu em homenagem ao vilão

Não olhe para ele! Segundo o autor, a mera visão do monstrengo causa loucura

O horror! O horror!
Cthulhu é descrito como uma mistura de gigante, polvo e dragão, com uma cabeça cheia de tentáculos, corpo borrachudo e escamoso, asas de morcego e garras nas mãos e nos pés. Segundo Lovecraft, ele representa um mal tão ancestral e terrível que vislumbrá-lo levaria qualquer humano às raias da insanidade. Isso até gerou um adjetivo próprio: “lovecraftiano”

Invocação do mal
Segundo O Chamado de Cthulhu, esse ser se esconde em R’lyeh, uma cidade submersa no Pacífico Sul. Embora secreta, sua presença causa uma ansiedade e um terror indefinido no inconsciente coletivo da humanidade. Os únicos que sabem de sua existência são uma seita que tenta despertá-lo com o cântico “Ph’nglui mglw’nafh Cthulhu R’lyeh wgah’nagl fhtagn”

Mito em expansão
As obras seguintes de Lovecraft (e de outros autores) ampliaram a mitologia em torno do bichão. Ele é um dos Antigos, divindades cósmicas anteriores ao homem e em guerra constante. Seu maior rival é Hastur, O Impronunciável, um elemental do ar. (Por falar em pronúncia, o jeito certo de falar o nome do monstro é “clutâlu”, com um som bem gutural e alienígena)