Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O que é um Exu?

Entenda a divindade, parte do candomblé e da umbanda

Por Bruno Lazaretti
Atualizado em 22 fev 2024, 10h27 - Publicado em 7 abr 2016, 12h37

É uma das principais divindades do iorubá e do jejê.

A fusão dessas duas religiões serviu de base para outras crenças nas Américas quando os africanos escravizados trouxeram sua cultura e sua fé, que se misturaram às de indígenas e europeus. Assim, surgiram religiões como o candomblé, no Brasil, a santeria, em Cuba, e o vodu no Haiti.

No candomblé, Exu é um dos maiores orixás (um tipo de divindade). É uma espécie de mensageiro, que faz a ponte entre o humano e o divino e muitas vezes é descrito como sendo travesso, fiel e justo.

O Exu também está presente na umbanda, religião brasileira que tomou forma no século 20 e combina iorubá e jejê com espiritismo, entre outras crenças. A umbanda não tem uma autoridade central nem um livro sagrado como as grandes religiões monoteístas, mas, apesar de cada terreiro interpretar aspectos de Exu à sua maneira, existem alguns fundamentos básicos e universais: para sacerdotes e fiéis iniciados, Exu sempre está ligado à vitalidade, à força, à proteção e à aplicação da lei em seus domínios espirituais.

Exu

As principais características do Exu no candomblé e na umbanda

Encruzilhada

Fiéis geralmente fazem oferendas a Exu em interseções, como cruzamentos em estradas ou portas de cemitério, para representar fronteiras. A ideia é que o orixá faz a ponte entre dois mundos, divino e humano.

Continua após a publicidade

Tridente

Há várias interpretações para o artefato, mas nenhuma é ligada ao tridente do capeta. Alguns estudiosos veem nele uma representação simplificada do próprio orixá ou um diagrama de um homem de ponta-cabeça.

Bom de papo

Enquanto outros orixás se correspondem com “reinos” inteiros (como Iemanjá, rainha dos mares, e Iansã, dos ventos), Exu tem o papel de mediador, tanto entre os próprios orixás quanto entre eles e os humanos.

exu2
(Kleber Sales/Mundo Estranho)

Caveirinha

Na umbanda, o orixá se manifesta por meio de avatares, como Exu Caveira, uma das entidades mais cultuadas, retratado com uma cabeça de caveira que representa o ser despido de toda sua vaidade.

Continua após a publicidade

Xô, Satanás

A conotação negativa de Exu veio dos primeiros contatos dos europeus com o iorubá e com o jejê, no século 16, além do ambiente de repressão às religiões afrobrasileiras.

Pergunta Kaique Rossoni, Colatina, ES

Consultoria Vagner G. da Silva, autor de Exu-O Guardião da Casa do Futuro,e coordenador do Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras (CERNe)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.