PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O que significam os números do RG?

A rigor, nada! Não existe uma regra única para numerar o documento de identidade. Isso porque cada estado tem autonomia para emitir o RG – sigla para “Registro Geral” – da maneira como quiser. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, o RG segue o modelo mais comum no país: oito algarismos […]

Por Marina Motomura
Atualizado em 22 fev 2024, 11h16 - Publicado em 18 abr 2011, 18h48

A rigor, nada! Não existe uma regra única para numerar o documento de identidade. Isso porque cada estado tem autonomia para emitir o RG – sigla para “Registro Geral” – da maneira como quiser. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, o RG segue o modelo mais comum no país: oito algarismos mais um dígito de confirmação, o tipo 12 345 678-9. A diferença entre os dois estados é o órgão emissor do documento: em São Paulo, é a Secretaria da Segurança Pública. No Rio, é o Departamento Estadual de Trânsito. Já em Minas Gerais, o esquema é diferente: continuam os oito algarismos, mas não há dígito de confirmação e os números são antecedidos pela sigla RGM, o “Registro Geral Mineiro”. Essa bagunça gera bizarrices. Como o sistema não é unificado, é possível que um goiano tenha um RG com o mesmo número do de um cearense. Também não dá para dizer que os números indicam uma seqüência: com a informatização na década de 1990, vários estados abandonaram a contagem seqüencial. O resultado é que seu RG pode ser igual ao de um conterrâneo que já morreu. A confusão é tão grande que um brasileiro que se mudar da Bahia para o Rio Grande do Sul pode ter um RG em cada estado! Para acabar com essa zona, o governo quer unificar o sistema de emissão de identidades – como rola com a carteira de motorista, que é nacional. Mas isso não tem prazo para acontecer.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.