Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

O que torna uma piada engraçada?

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 4 jul 2018, 20h13 - Publicado em 27 ago 2013, 14h45

Várias teorias tentam explicar o humor, mas não há consenso. Para a neurociência, só podemos achar graça se estivermos numa situação de prazer, oposta à do estresse. O humor é meramente uma reação do sistema límbico cerebral (respon- sável pelas emoções e comportamentos) ao processar informações em parceria com o córtex (que controla nossas ações voluntárias). Já a filosofia costuma analisar nossa relação com os elementos de uma piada: o contexto, a vítima e a surpresa. Por exemplo: o nível de agressão à vítima não pode ser elevado, senão passamos a sentir culpa ou dó, não graça.

o-que-torna-uma-piada-engracada

– Por que é mais fácil lembrar de uma piada ruim?

– Quais as piadas mais engraçadas do mundo?

Qual é a graça?

Surpresa e até alívio podem explicar sua gargalhada

Continua após a publicidade

Like a boss

Segundo a Teoria da Superioridade, criada pelo filósofo Thomas Hobbes com base em Platão e Aristóteles, o que provoca o riso é nossa sensação de superioridade sobre o personagem da piada (“Hahaha, como o Kenny é azarado!”). Mas isso também faz as pessoas acharem graça até de coisas sérias, como a desgraça alheia ou provocações que beiram o bullying.

Ufa!

Para o psicanalista Sigmund Freud, o humor era um escape às tensões psíquicas que surgem quando censuramos nossos impulsos naturais. É a Teoria do Alívio. A psique tenta liberar essa tensão provocando o riso, como quando gargalhamos num velório. Em South Park, o melhor exemplo é o de Stan, sempre o mais certinho, sensato e controlado da turma.

Contra a Corrente

Um estudo mais recente, da Universidade do Colorado, une vários conceitos na Teoria da Violação Benigna. Paraospesquisadores, a graça surge da fusão de dois elementos: a infração de alguma regra social e a percepção de que essa infração é aceitável, “do bem”. Por isso rimos de piadas controversas, que vão contra a moral, como as do sacana Cartman em South Park.

Continua após a publicidade
Publicidade