Os anti-sépticos bucais eliminam a flora da boca?

Não. Eles apenas diminuem a quantidade de bactérias presentes na boca – o que retarda a formação da placa bacteriana que prejudica os dentes. Nosso organismo convive saudavelmente com várias bactérias – desde que o sistema imunológico esteja bem, claro. A microbiota bucal, como é chamada a flora da boca, é um bom exemplo. Essas […]

Atualizado em 22 fev 2024, 10h58 - Publicado em 18 abr 2011, 18h56

Não. Eles apenas diminuem a quantidade de bactérias presentes na boca – o que retarda a formação da placa bacteriana que prejudica os dentes. Nosso organismo convive saudavelmente com várias bactérias – desde que o sistema imunológico esteja bem, claro. A microbiota bucal, como é chamada a flora da boca, é um bom exemplo. Essas bactérias se alimentam de resíduos de nossas refeições e, depois de alguns minutos, começam a formar a placa bacteriana. Só o antisséptico, porém, não dá conta do recado. A escovação é indispensável e o uso do fio dental também, para os locais mais escondidos. O antisséptico deve ser usado apenas como complemento higiênico, pois, diminuindo a quantidade de bactérias, faz com que demore muito mais tempo para elas se multiplicarem. “Grande parte desses produtos é composta por acetilperídio e pode ser usada regularmente.

Já os compostos por clorexidina, mais fortes, só devem ser utilizados a pedido do dentista, para combater doenças”, afirma a odontóloga Eliane Prado, do Hospital das Clínicas de São Paulo. O uso é especialmente contra-indicado em casos de sangramento ou mau hálito, porque disfarçar os sintomas só retarda o tratamento do problema.