Por que as janelas dos navios são circulares?
Porque esse formato melhora a resistência estrutural da janela - ou seja, ela tem menos chance de se quebrar e comprometer o veículo.
PERGUNTA Clara Cielo dos Santos, São Bernardo do Campo, SP
Porque esse formato melhora a resistência estrutural da janela- ou seja, ela tem menos chance de se quebrar e comprometer o veículo. É por isso que ele também é usado em submarinos ou aviões. “As formas arredondadas diminuem o que chamamos na engenharia de ‘concentração de tensões'”, explica o professor Nicola Getschko, do departamento de engenharia mecatrônica da Escola Politécnica da USP. Essas tensões se acumulariam mais facilmente em ângulos de 90 graus, como os vértices de um quadrado,por exemplo, e poderiam causar trincas. Certos navios, como os de cruzeiro, já têm janelas com quinas, mas essas estruturas são reforçadas, deixando-os mais pesados. Em embarcações onde a capacidade de carga é mais importante que a estética, como os cargueiros, as arredondadas ainda são as favoritas. A forma não precisa ser circular: o importante é que as quinas sejam arredondadas. Até o para-brisa dos carros é assim.
LEIA MAIS
Como era o ataque de um navio pirata?
O que significa o “S.S.” nos nomes dos navios?
Quais os casos mais assustadores de navio-fantasma?