Por que Donald se enrola na toalha após o banho se não usa calça?
O hábito tinha duas funções: reforçar seu aspecto humanizado e poupar ilustradores de ter que desenhar a plumagem de Donald molhada
PERGUNTA Rogger Silva, Caruaru, PE
Você não é o único a se perguntar isso. Tanto que os próprios estúdios Disney já tiveram que se manifestar sobre a “polêmica”. De acordo com eles, “Donald coloca uma toalha ao sair do chuveiro para se secar e não deixar a água escorrer por todo o chão”. Mas há outras explicações mais plausíveis.
A primeira é que Donald segue uma velha tradição nos quadrinhos e nas animações: a dos animais antropomorfizados, ou seja, com hábitos e qualidades humanas. E isso precisa ser reforçado pelos roteiristas e quadrinistas em seus atos cotidianos – é assim que o público se identifica com o personagem. Então, Donald faz como qualquer homem que, normalmente, enrola uma toalha na cintura quando sai do chuveiro.
+ Quem é o pai dos sobrinhos do Pato Donald?
+ Se o Pateta e o Pluto são cachorros, por que Pateta sabe falar e o Pluto, não?
Além disso, até há algumas décadas, era bastante difícil indicar graficamente, seja nas HQs ou na animação, o aspecto de algo molhado (no caso, a penugem de Donald, após o banho). Então, a toalha na cintura é uma forma de reforçar a ideia de que ele acabou de sair do chuveiro, sem exigir que o ilustrador perca muito tempo em detalhes.
Outra incongruência direto de Patópolis: por que Donald tem voz de pato, e Margarida não?
Pasme: a primeira namorada do Pato Donald não foi a Margarida. Antes de ela aparecer em 1940, Donald flertava com Donna Duck, que também era irritada e tinha voz de pato – ambos eram dublados, nas animações, por Clarence Nash. Margarida surgiu para contrabalançar a ira do pato, trazendo momentos de calma e serenidade, e a voz suave fazia parte disso.