Clique e assine com até 75% de desconto

Por que o ar é invisível?

Porque a atmosfera é composta de gases incolores

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 4 jul 2018, 20h26 - Publicado em 18 abr 2011, 18h58

Porque a atmosfera é composta de gases incolores. Para que possamos enxergar um gás qualquer, é preciso que ele possua alguma coloração. Isso só acontece quando seus elementos químicos absorvem luz visível, uma vez que, como ensina o arco-íris, cada um dos sete raios que compõem a luz corresponde a uma cor diferente.

Funciona assim: quando os átomos de um gás são atingidos por luz eles retêm alguns raios. Se as partículas dele absorverem, por exemplo, um raio amarelo, a tonalidade do vapor será definida pela mistura das cores dos raios que sobraram – nesse caso, veríamos um gás roxo (uau!).

Só que nem todos os raios que formam a luz são visíveis – e aqueles que o ar absorve são justamente alguns dos que não conseguimos enxergar. O nitrogênio e o oxigênio – que compõem 99% da atmosfera – só retêm os invisíveis raios ultravioleta.

Assim, como todas as cores que enxergamos atravessam o ar, ele se mantém transparente. “Se a atmosfera fosse formada, digamos, por um gás como o vapor de iodo, que absorve cores visíveis, o ar seria violeta”, diz o químico Edvaldo Sabadini, da Unicamp. Imagine só!

Leia também:

– Por que estourar uma bexiga faz tanto barulho?

– Por quanto tempo o gás carbônico permanece no ar?

– O que é chuva invisível?

Continua após a publicidade
Publicidade