Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Por que o caranguejo anda de lado?

Simples: porque é dessa forma que as juntas de suas patas se dobram. Ao serem flexionadas, as patas de um lado do corpo do caranguejo o puxam no sentido lateral e as do outro lado do corpo ajudam, empurrando o animal no mesmo sentido. “A movimentação das patas deles é mais eficiente lateralmente, porém os […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h04 - Publicado em 18 abr 2011, 18h53

Simples: porque é dessa forma que as juntas de suas patas se dobram. Ao serem flexionadas, as patas de um lado do corpo do caranguejo o puxam no sentido lateral e as do outro lado do corpo ajudam, empurrando o animal no mesmo sentido. “A movimentação das patas deles é mais eficiente lateralmente, porém os caranguejos também são capazes de andar para a frente, só que mais devagar”, diz o biólogo Sérgio Luiz de Siqueira Bueno, da Universidade de São Paulo (USP). Os caranguejos pertencem ao filo dos artrópodes – que reúne animais com patas articuladas – e à classe dos crustáceos, da qual também fazem parte os camarões. Eles têm cinco pares de patas, sendo que as duas da frente evoluíram para afiadas garras que são usadas para caçar e brigar com membros da mesma espécie. Os caranguejos são considerados uma espécie de urubu do mar, pois adoram carniça e todo tipo de detrito. Outra curiosidade é que alguns deles, como o aratu, apesar de não conseguirem nadar, podem subir em árvores.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.