Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Por que sentimos enjôo em alto-mar?

Isso acontece quando o organismo percebe o balanço da embarcação, devido às variações na posição do labirinto, parte do ouvido interno responsável pelo nosso equilíbrio. Em terra firme, o labirinto encontra-se calibrado para detectar acelerações e desacelerações momentâneas, bem como os movimentos naturais do corpo. “No mar, há um balanço constante que não é corpóreo […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h53 - Publicado em 18 abr 2011, 18h59

Isso acontece quando o organismo percebe o balanço da embarcação, devido às variações na posição do labirinto, parte do ouvido interno responsável pelo nosso equilíbrio. Em terra firme, o labirinto encontra-se calibrado para detectar acelerações e desacelerações momentâneas, bem como os movimentos naturais do corpo. “No mar, há um balanço constante que não é corpóreo e o sistema nervoso tem que lidar com essa informação”, afirma Gilberto Xavier, fisiologista da USP. “O problema é que o cérebro confunde os sinais que chegam do labirinto com a ingestão de substâncias tóxicas, o que causa o mal-estar, gerado pela contração do estômago e pelo aumento na secreção das substâncias digestivas, os sucos gástricos”, diz ele. Quando o indivíduo viaja por muito tempo – num cruzeiro marítimo, por exemplo – o organismo acaba se adaptando e, depois de uns dias, o enjôo passa.

Mas, ao pisar em terra firme, o labirinto precisa ser novamente calibrado, o que cria a sensação de desequilíbrio durante o desembarque. O tempo de readaptação depende da duração da viagem, mas a tontura costuma passar em algumas horas.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.