Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Por que sentimos sono depois de comer?

O processo digestivo exige um maior fluxo sanguíneo na barriga (especialmente se você comeu muito)

Por Daniela Fescina Atualizado em 4 jul 2018, 20h17 - Publicado em 18 dez 2015, 16h56

Por vários motivos. O mais famoso é que o processo digestivo exige um maior fluxo sanguíneo na barriga (especialmente se você comeu muito). Isso reduz a circulação no sistema nervoso, a oxigenação no cérebro e, como consequência, nossa capacidade de concentração. Além disso, há duas explicações bioquímicas. A produção do suco gástrico usado na digestão extrai íons H+ do sangue, o que o deixa mais alcalino e causa a formação de grandes quantidades de bicarbonato de sódio, molécula que reduz a atividade cerebral. E a Universidade de Manchester descobriu que a glicose (o açúcar presente nos alimentos) reduz a produção de orexina, proteína gerada no hipotálamo que, acredita-se, estimula os sinais neurológicos que mantêm o corpo alerta.

Fontes Livro Popular Science – FYI, vários autores

Consultoria Raquel Schwab, endocrinologista

Ciência, Mundo Estranho
Por que sentimos sono depois de comer?