Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Quais são os carros mais estranhos de todos os tempos?

WIENERMOBILE País de origem – EUA Período de produção – de 1936 até hoje Por que é bizarro – O carro mais antigo da lista – e o único fabricado até hoje – foi lançado pela lanchonete Oscar Mayer (por isso, o formato de salsicha). Mais de 70 anos depois, o carro evoluiu sem perder […]

Por Tiago Jokura
Atualizado em 22 fev 2024, 11h28 - Publicado em 18 abr 2011, 18h24

WIENERMOBILE

País de origem – EUA

Período de produção – de 1936 até hoje

Por que é bizarro – O carro mais antigo da lista – e o único fabricado até hoje – foi lançado pela lanchonete Oscar Mayer (por isso, o formato de salsicha). Mais de 70 anos depois, o carro evoluiu sem perder o “estilo” original e pode ser encontrado em todo o território americano

Curiosidade – Além de chamar atenção nas ruas, o Wienermobile já apareceu no cinema e em vários programas de entrevista da TV americana

AMPHICAR

País de origem – Alemanha

Período de produção – de 1961 a 1968

Por que é bizarro – Este conversível foi o único automóvel anfíbio – andava na terra e na água – já produzido e comercializado em massa. O aço da carroceria não enferrujava e o chassi e as portas eram vedados, para evitar entrada de água

Continua após a publicidade

Curiosidade – Quando ainda estava na fase de testes, o carrinho navegou o canal da Mancha, atravessando os 33 quilômetros que separam a Inglaterra do continente europeu

ISETTA

País de origem – Itália (fabricado no Brasil pela Romi)

Período de produção – 1953 a 1962 (1956 a 1961, no Brasil)

Por que é bizarro – Além do formato de bolha, das dimensões reduzidas (1,34 metro de altura e 2,3 de comprimento) e da capacidade para dois passageiros, a única porta ficava na frente e alguns modelos tinham três rodas

Curiosidade – Foi o primeiro carro produzido em larga escala no Brasil – nem tão larga assim, porque a Romi só fabricou 3 mil carros – e fazia 25 km com 1 litro de gasolina

Continua após a publicidade

TYRRELL P34

País de origem – Inglaterra

Período de produção – 1976 e 1977

Por que é bizarro – O engenheiro Derek Gardner trocou as rodas dianteiras por quatro rodinhas, mantendo a aderência e facilitando o fluxo de ar. O F-1 de seis rodas até conquistou uma vitória, mas as rodinhas eram caras e davam um trabalhão

Curiosidade – Outras equipes, como a March, a Williams e até a Ferrari, chegaram a testar modelos com seis rodas, mas todas desistiram da idéia

RELIANT ROBIN

País de origem – Inglaterra

Período de produção – de 1973 a 1981 e de 1989 a 2001

Continua após a publicidade

Por que é bizarro – O Reliant conseguiu ser diferente mesmo entre modelos da estranha categoria dos carros de três rodas – talvez seja o único com uma roda na frente e duas atrás. Umas das idéias originais do modelo era enquadrá-lo na categoria de motocicletas, o que garantia menos impostos

Curiosidade – Na Inglaterra existe até corrida de Reliant Robin. Durante as provas, é comum vê-los capotando por causa da instabilidade do triciclo

CHRYSLER TURBINE

País de origem – EUA

Período de produção – 1963

Por que é bizarro – O motor funcionava como uma turbina de avião a jato, com muita potência, mas vibração e barulho reduzidos. Foram fabricados apenas 55 exemplares – testados por 50 consumidores – e depois o projeto do carro-turbina deu origem a outros protótipos

Continua após a publicidade

Curiosidade – Este, sim, era um carro “flex”: aceitava todo tipo de combustível, de gasolina a querosene, passando por óleo vegetal, perfume Chanel nº5 e até tequila

PLYMOUTHT SUPERBIRD

País de origem – Estados Unidos

Período de produção – 1970

Por que é bizarro – A princípio, seria um carro de competição, mas, para colocá-lo nas pistas da Nascar – tradicional categoria de corridas dos EUA -, a Chrysler teve que produzir 1 920 exemplares do Superbird para comercializar. A Nascar só aceita carros comerciais

Curiosidade – Em 2006, o Superbird ganhou as telonas como O Rei, personagem campeão do filme Carros. Além disso, o Superbird de verdade tinha uma buzina que fazia o barulho típico do Papa-Léguas

Continua após a publicidade

PLATTENWAGEN

País de origem – Alemanha

Período de produção – de 1946 ao início da década de 1970

Por que é bizarro – O “carro-plataforma” da Volkswagen nunca chegou às ruas, já que foi feito para atuar em fábricas. O modelo, construído com chassi de Fusca, era uma picape invertida, com a cabine atrás e carga na frente

Curiosidade – Em 1947, o importador holandês Ben Pon visitou a fábrica da Volks em Wolfsburg e rabiscou uma Plattenwagen com o motorista deslocado para a frente do veículo e com bancos e carroceria cobrindo a plataforma – nascia aí a Kombi

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.