Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Qual a diferença entre a abelha e a vespa?

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 4 jul 2018, 20h21 - Publicado em 18 abr 2011, 18h53
600px-Bain_de_pollen_bath_of_pollen_(2503875867) Dolichovespula_saxonica_(male)

As duas são parecidas e até fazem parte da mesma ordem dentro da classificação dos insetos, a Hymenoptera. Porém, elas pertencem a famílias diferentes: Apidae (abelhas) e Vespidae (vespas). Dentro de cada uma dessas famílias, por sua vez, existem inúmeras espécies de abelhas (cerca de 20 mil) e de vespas (entre 5 mil e 10 mil). Mesmo com tanta variedade assim, há alguns truques para distinguir uma da outra. A primeira dica é olhar a posição das asas quando esses insetos estão em repouso. “As asas das vespas, que também são conhecidas popularmente como marimbondos, ficam apontadas para cima, ao contrário das asas das abelhas, que ficam na horizontal”, afirma o biólogo Osmar Malaspina, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro (SP). Com relação à dor provocada pela ferroada, vai depender da espécie. Mas há pouca diferença entre levar picada de uma abelha comum e de uma vespa caseira. No quadro ao lado, você conhece outras pequenas diferenças entre os dois animais.

Qual a diferença entre a abelha e a vespa?
As duas são parecidas e até fazem parte da mesma ordem dentro da classificação dos insetos, a Hymenoptera. Porém, elas pertencem a famílias diferentes: Apidae (abelhas) e Vespidae (vespas). Dentro de cada uma dessas famílias, por sua vez, existem inúmeras espécies de abelhas (cerca de 20 mil) e de vespas (entre 5 mil e 10 […]