Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Qual a diferença entre remédio genérico, de marca e similar?

Remédio de marca é um medicamento inovador, inédito no mercado, genérico é um clone perfeito do remédio de marca e similar é uma cópia “aproximada” desse medicamento. Vamos explicar essas diferenças dando uma idéia de como se inventa uma nova droga. Para criar um remédio de marca, é preciso descobrir um princípio ativo, ou seja, […]

Por Rodrigo Rezende
Atualizado em 22 fev 2024, 11h12 - Publicado em 18 abr 2011, 18h50

Remédio de marca é um medicamento inovador, inédito no mercado, genérico é um clone perfeito do remédio de marca e similar é uma cópia “aproximada” desse medicamento. Vamos explicar essas diferenças dando uma idéia de como se inventa uma nova droga. Para criar um remédio de marca, é preciso descobrir um princípio ativo, ou seja, uma substância química que seja capaz de curar uma doença. É um trabalho duro, que pode levar décadas e torrar milhões de dólares em pesquisa. Para compensar a ralação, a lei de patentes do Brasil garante que o laboratório que cria um novo remédio possa recuperar seu investimento vendendo a invenção sem concorrentes, por até 20 anos. Quando esse prazo acaba, outros laboratórios podem copiar o princípio ativo da droga para lançar uma cópia exata, o genérico. Mas isso não basta: antes de chegar às prateleiras, um genérico precisa ser aprovado por testes de equivalência farmacêutica e de bioequivalência, que vão medir se ele funciona no corpo humano igualzinho à droga inovadora. É nessa parte da história que entram os similares: eles também são cópias dos remédios de marca, só que eles agem de uma forma um pouco diferente no organismo. Por isso, eles não foram aprovados pelos tais testes farmacêuticos. Como é possível que eles estejam nas prateleiras? Seguinte: até 1996, o Brasil não tinha uma lei de patentes para proteger as drogas inovadoras. Aí, qualquer laboratório podia copiar o remédio de marca e tascar na farmácia, na forma de similar. A vantagem é que eles são mais baratos (e muitos deles são confiáveis), mas vale perguntar para o seu médico se ele recomenda o similar que você está pensando em levar. Na farmacinha ao lado, a gente aprofunda a distinção entre esses três tipos de droga, explicamos o que significam os nomes na caixa dos remédios e mostramos as diferenças entre os tipos de tarja.

Na caixa
Embalagem traz sete informações

Dosagem

Nome fantasia

Continua após a publicidade

Princípio ativo

Informação Adicional

Forma farmacêutica

Tipo de receita

Continua após a publicidade

Nome do laboratório

Original, clone e xerox
Só os genéricos são cópias idênticas dos de marca

Remédio de marca

É o medicamento inovador, criado a partir de alguma nova substância sintetizada em laboratório, o chamado princípio ativo. Para desenvolvê-lo, gastam-se décadas e milhões de dólares — por isso, remédios de marca são protegidos por leis que garantem exclusividade nas farmácias por até 20 anos. Na embalagem, o remédio traz um nome inventado (o nome “fantasia”), o do princípio ativo e o da empresa que criou a fórmula

Genérico

Indicado por uma tarja amarela na embalagem, é uma cópia fiel do remédio de marca: possui o mesmo princípio ativo (que, aliás, é o “nome” do genérico), a mesma dosagem, a mesma forma farmacêutica e age de maneira idêntica no organismo. A vantagem é o preço, em média 40% mais baixo que o remédio de marca. Para certificar a semelhança, o genérico precisa passar por exames que comprovem a equivalência antes de chegar à prateleira

Similar

Também é uma cópia do medicamento de referência, mas não tão exata quanto o genérico. Como o similar não é aprovado pelos testes farmacêuticos de equivalência, não dá para considerá-lo um substituto perfeito do remédio de marca. A caixa traz um nome fantasia, o do princípio ativo e o da empresa que copiou o medicamento. Apesar de ele ser barato, a dica é sempre perguntar para o seu médico se o similar que você quer comprar é confiável

Aquarela farmacêutica
Cor da tarja depende dos efeitos colaterais

Tarja preta

Indica que o remédio tem alto risco de apresentar efeitos colaterais — o principal problema é a possibilidade de o paciente se viciar. Usados geralmente para tratamento de problemas psíquicos, como depressão e esquizofrenia, os de tarja preta só podem ser vendidos com receita especial, que fica com o farmacêutico depois da compra

Tarja vermelha com retenção de receita

Mostra que o medicamento pode causar efeitos colaterais, embora não seja tão perigoso e tenha menor poder viciante que os de tarja preta. Entre os medicamentos desse tipo estão certos anabolizantes e antidepressivos como o Prozac. Para comprá-los, também é preciso apresentar uma receita que fica na farmácia

Taraja vermelha

Significa que o remédio pode causar efeitos colaterais e só pode ser vendido com receita médica — mas não é preciso deixá-la com o farmacêutico porque, em tese, os de tarja vermelha não são tão perigosos quanto os de tarja preta. Na prática, muitas farmácias não exigem receita para vender esses remédios, aumentando o perigo da automedicação

Sem tarja

Também conhecidos pela sigla OTC (do inglês over the counter, “em cima do balcão”), os remédios sem tarja podem ser vendidos sem receita médica porque têm efeitos colaterais mais amenos. De novo, o grande perigo é que o paciente exagere na dose ou resolva comprar remédios sem antes passar no médico

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.