Antes de mais nada, a gente precisa definir o que é uma montanha-russa “radical”. Seria a mais rápida? A mais alta? A que tem a maior descida? Ou que tal uma que seja campeã nesses três quesitos? É justamente esse o caso da americana Top Thrill Dragster, que nós aqui da redação elegemos como a montanha-russa mais irada do planeta. Seu design é simples: uma única subida, uma única descida – mas QUE subida e QUE descida! Esse brinquedo maluco alcança 193 km/h, chega a 128 metros do chão e despenca direto por 122 metros. Inaugurada no ano passado, a Top Thrill é a atração principal do megaparque Cedar Point, localizado em Sandusky, cidadezinha no estado de Ohio, nos Estados Unidos. Sua construção custou 25 milhões de dólares, mas isso não deve perturbar os donos do parque, porque a Top Thrill recebe, em média, mil visitantes por hora. O trenzinho é composto por seis vagões com capacidade para 18 passageiros cada – ou seja dá para embarcar 108 pessoas de uma só vez. Elas curtem o passeio (ou tortura, dependendo do seu ponto de vista) bem rapidinho, já que uma volta no brinquedo dura apenas 30 segundos. A boa notícia é que no mesmo parque existem outras 15 montanhas-russas, um parque aquático e mais 70 brinquedos. Já está pensando em fazer as malas e partir para Ohio? Calma lá: se vale a nossa dica, esse estado americano não é dos lugares mais emocionantes do mundo. Tá certo, tem as praias de areias brancas nas margens do lago Erie, construções típicas da arquitetura vitoriana e alguns museus, mas pouco mais do que isso. Talvez valha a pena economizar essa grana e curtir os brinquedos mais humildes dos parques brasileiros.
* Fontes: Guinness Book e Roller Coaster Data Base (www.rcdb.com)
Na Internet:
1. GELO NA BARRIGA
A queda vertical de 122 metros é a maior do mundo a altura equivale a um prédio de 40 andares! Pior: o trecho de queda tem a maior inclinação possível, ou seja, está a 90º em relação ao chão, o que dá a sensação de queda livre. O único consolo é que a descida tem formato de espiral, o que breca um pouco o trem
2. PUXÃO DE SUBIDA
Os vagões do trenzinho são puxados por um cabo, ligado a motores hidráulicos instalados na pista. Os cilindros dos motores têm nitrogênio comprimido e óleo hidráulico, dando a pressão suficiente para puxar o trem. Quando ele chega a 193 km/h, o cabo se solta e o trem sobe a montanha por inércia
3. CHEGADA SUAVE
Depois da descida, o trenzinho passa por mais de 350 pares de ímãs, que agem como freios magnéticos na parte plana dos trilhos. Os ímãs atraem a parte metálica dos vagões, fazendo com que a frenagem ocorra aos poucos e quase sem solavancos
4. EMPURRÃO INICIAL
O trenzinho atinge a velocidade máxima de 193 km/h logo de cara, antes da megadescida e apenas 4 segundos após a partida. A razão do gás inicial é simples: esse impulso todo serve para o carro ganhar fôlego para vencer a subida de 128 metros
MAIOR TRECHO COBERTO
Nesse item, a vencedora é a Space Mountain da Disneylândia, na Califórnia (Estados Unidos). São 1 054 metros no escuro, percorridos em 2 minutos e 54 segundos
MAIOR LOOPING
Ninguém aponta uma vencedora indiscutível, mas tudo indica que seja a Viper, do parque Six Flags, nos Estados Unidos. Ela faz um giro completo que chega a 42 metros de altura
MAIS RADICAL COM TRILHO INVERTIDO
Não há concorrentes para a Wicked Twister, que também fica no parque Cedar Point, nos Estados Unidos. Ela é a mais veloz (115 km/h), a mais alta (65,5 metros) e tem a maior queda (62,7 metros)
MAIS COMPRIDA
A campeã é a Steel Dragon 2000, do parque japonês Nagashima Spaland, com 2 479 metros de comprimento. Seu trecho de 95 metros de queda também é um dos maiores do planeta