Clique e assine a partir de 8,90/mês

Qual é o maior roteiro já escrito para um jogo?

Alguns RPGs podem ultrapassar antologias inteiras na contagem de palavras em inglês

Por Henrique Sampaio - Atualizado em 4 jul 2018, 20h26 - Publicado em 24 Maio 2016, 16h07

Para ser considerado um romance, um livro precisa possuir mais de 40 mil palavras. Para comparar, a trilogia O Senhor dos Anéis, somada, tem 455 mil palavras, a saga Harry Potter somada tem 1 milhão e a Bíblia tem 800 mil. Dada a extensão do roteiro de alguns RPGs, gênero conhecido pela profusão de texto, alguns jogos podem ultrapassar antologias inteiras na contagem de palavras em inglês, como estes:

1 milhão -Baldur’s Gate II: Shadows of Amn

games-roteiro games-roteiro

Considerando que é preciso aproximadamente 300 horas para terminar o aclamado Baldur’s Gate II por completo (incluindo missões principais e secundárias), é compreensível que o RPG de fantasia medieval da BioWare tenha um roteiro maior que a Bíblia.

Continua após a publicidade

800 mil -Planescape: Torment

games-roteiro2 games-roteiro2

Clássico cult dos RPGs, Planescape: Torment tem tanto texto, de longos diálogos a infindáveis descrições de ambientes, que a sensação de jogá-lo é a de ler um livro com escolhas.

 

Continua após a publicidade

LEIA MAIS

 

Continua após a publicidade

740 mil -Dragon Age: Origins

games-roteiro3 games-roteiro3

Mais um RPG de fantasia da BioWare (e sucessor de Baldur¿s Gate), seu roteiro é especialmente longo devido às múltiplas ramificações da história e personagens jogáveis.

Continua após a publicidade

600 mil – Final Fantasy VII

games-roteiro4 games-roteiro4

O clássico dos RPGs japoneses também possui o maior roteiro da série, resultado de um mundo habitado por centenas de personagens tagarelas.

Publicidade