Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Qual é o máximo de peso levantado pelos halterofilistas?

O recorde oficial é de 472,5 quilos, erguidos pelo iraniano Hossein Rezazadeh, esse simpático gordinho da foto ao lado. Mas esse número impressionante não é a quantidade total levantada de uma só vez pelo cara – nenhum ser humano consegue sustentar essa cacetada de peso. É que existem dois tipos de levantamento nas disputas de […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h13 - Publicado em 18 abr 2011, 18h49

O recorde oficial é de 472,5 quilos, erguidos pelo iraniano Hossein Rezazadeh, esse simpático gordinho da foto ao lado. Mas esse número impressionante não é a quantidade total levantada de uma só vez pelo cara – nenhum ser humano consegue sustentar essa cacetada de peso. É que existem dois tipos de levantamento nas disputas de halterofilismo – arranque e arremesso – e o campeão é quem levanta mais quilos na soma desses dois tipos. É dessa soma que surgem os tais 472,5 quilos do recorde. Os desenhos abaixo dão uma idéia de como funciona a competição:

No arranque, o atleta tem que levantar a barra do chão de uma vez, até ficar com os braços e pernas completamente esticados por, pelo menos, dois segundos.

No arremesso, o levantamento é dividido em duas fases: primeiro, a barra é apoiada no peito e, depois, ela é erguida acima da cabeça.

Deu para sacar? Então, vamos voltar ao caso do nosso recordista. Na Olimpíada de Atenas, ele primeiro levantou 210 quilos no arranque. Depois, quebrou seu próprio recorde mundial no arremesso, com 262,5 quilos, e chegou ao total de 472,5 quilos. Não é à toa que, em sua terra natal, o iraniano Rezazadeh também é conhecido como Hércules…

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.