Clique e assine a partir de 8,90/mês

Qual é o papel social dos selos?

Por Estúdio ABC - Atualizado em 4 jul 2018, 20h18 - Publicado em 11 set 2015, 22h24

Os selos são eficazes fontes de conhecimento e, além de popularizar informações, cumprem um papel social. No canto de várias cartas estão chamados de atenção para a situação dos animais, das plantas e das pessoas, você já reparou?

selos-amazonia

Uma das emissões de maior destaque sobre a fauna brasileira foi lançada em 2008 e apresenta três animais amazônicos ameaçados de extinção: o peixe-boi-da-amazônia, a ariranha e a lontra. Ela divulgou a importância da biodiversidade das espécies nacionais e mostrou a riqueza do nosso ecoturismo para o mundo.

arvores-do-brasil

Para promover a proteção ambiental da flora brasileira foi emitida, em outubro de 2012, a coleção “Árvores Brasileiras – Tesouros Nacionais”, que contou com a ajuda do Serviço Florestal Brasileiro. Nas gravuras, o tronco é formado pela palavra “vida”; o solo, por “preservação”; e a copa é composta por nomes de espécies de madeiras conhecidas no Brasil.

selo-trafico

Em 2015, no Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas, 30 de julho, os Correios lançaram a emissão especial “Luta Contra o Tráfico de Pessoas”. O objetivo foi chamar a atenção do mundo para este problema cada vez mais urgente.

Que tal usar o ativismo dos selos como uma ideia de classificação para a sua coleção? É a filatelia social!