Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Qual é o trem-bala mais rápido que existe?

Experimentalmente, um trem-bala da linha francesa TGV já chegou à velocidade máxima de 515 km/h! Na prática, porém, no dia-a-dia de viagens, o modelo que anda mais rápido vai de Lyon a Aix-en-Provence a uma velocidade média de 263,3 km/h. Ele também é um TGV francês, sigla de Train à Grande Vitesse – “Trem de […]

Por Tarso Araújo
Atualizado em 22 fev 2024, 11h22 - Publicado em 18 abr 2011, 18h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Experimentalmente, um trem-bala da linha francesa TGV já chegou à velocidade máxima de 515 km/h! Na prática, porém, no dia-a-dia de viagens, o modelo que anda mais rápido vai de Lyon a Aix-en-Provence a uma velocidade média de 263,3 km/h. Ele também é um TGV francês, sigla de Train à Grande Vitesse – “Trem de Alta Velocidade”. Andando a quase 300 km/h, os trens-bala são um meio de transporte mais rápido que o avião para percorrer distâncias de até 650 quilômetros. Apesar de os aviões voarem a cerca de 800 km/h, os passageiros perdem muito mais tempo para embarcar num aeroporto do que numa estação de trem. Se houvesse um TGV entre Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, o tempo de viagem seria de 1 hora e 38 minutos. Um vôo entre as duas cidades não chega a 1 hora, mas perde-se pelo menos uns 50 minutos nos procedimentos de check-in e embarque no aeroporto. Curiosamente, a tecnologia dos trens-bala não tem nada de espetacular. Eles são puxados por uma espécie de locomotiva elétrica, da mesma forma que os metrôs, só que abastecidos por correntes até nove vezes maiores. As linhas também são planejadas para alta velocidade, apresentando poucas curvas, estações distantes entre si e ausência de tráfego de trens mais lentos. O primeiro trem de alta velocidade foi o japonês Shinkansen, que estreou em 1964 na linha Tóquio-Nagoya- Kyoto-Osaka.

    Publicidade
    Os 10 mais velozes
    TGV francês tem melhor velocidade média; ICE alemão, a maior velocidade máxima

    Trem-bala – TGV

    Publicidade

    Rota – Lyon a Aix-en-Provence (França)

    Velocidade* (km/h) – 263,3

    Publicidade

    Velocidade máxima (km/h) – 320

    Distância percorrida (km) – 289,6

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Início de operação** – 1981

    Trem-bala – Shinkansen

    Publicidade

    Rota – Hiroshima a Kokura (Japão)

    Velocidade* (km/h) – 261,8

    Publicidade

    Velocidade máxima (km/h) – 300

    Distância percorrida (km) – 192

    Continua após a publicidade

    Início de operação** – 1964

    Trem-bala – Thalys

    Rota – Bruxelas a Valência (Internacional)

    Velocidade* (km/h) – 242,2

    Velocidade máxima (km/h) – 300

    Distância percorrida (km) – 831,7

    Continua após a publicidade

    Início de operação** – 1996

    Trem-bala – Hayate

    Rota – Sendai a Morioka (Japão)

    Velocidade* (km/h) – 238,7

    Velocidade máxima (km/h) – 275

    Continua após a publicidade

    Distância percorrida (km) – 171,1

    Início de operação** – 2002

    Trem-bala – ICE

    Rota – Frankfurt a Bonn (Alemanha)

    Velocidade* (km/h) – 233,5

    Continua após a publicidade

    Velocidade máxima (km/h) – 328

    Distância percorrida (km) – 144

    Início de operação** – 1985

    Trem-bala – Eurostar

    Rota – Marne-la-Vallée a Ashford (Internacional)

    Velocidade* (km/h) – 212,3

    Velocidade máxima (km/h) – 300

    Distância percorrida (km) – 403,4

    Início de operação** – 1994

    Trem-bala – AVE

    Rota – Madri a Ciudad Real (Espanha)

    Velocidade* (km/h) – 204,8

    Velocidade máxima (km/h) – 300

    Distância percorrida (km) – 170,7

    Início de operação** – 1992

    Trem-bala – X2000

    Rota – Falköping – Katrineholm (Suécia)

    Velocidade* (km/h) – 190,6

    Velocidade máxima (km/h) – 200

    Distância percorrida (km) – 209,7

    Início de operação** – 1990

    Trem-bala – KTX

    Rota – Seul – Taejeon (Coréia)

    Velocidade* (km/h) – 189,8

    Velocidade máxima (km/h) – 300

    Distância percorrida (km) – 155

    Início de operação** – 2004

    Trem-bala – Intercity 225

    Rota – Stevenage – Grantham (Reino Unido)

    Velocidade* (km/h) – 181,1

    Velocidade máxima (km/h) – 200

    Distância percorrida (km) – 125,3

    Início de operação** – 1990

    * Velocidade média entre uma cidade e outra

    ** Ano de estréia do primeiro modelo da série

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.