Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Qual foi o primeiro país a ter um hino?

O hino mais antigo do mundo é Wilhelmus, da Holanda, composto entre 1568 e 1572 em homenagem a William de Orange (mártir da independência holandesa) e usado ainda hoje como canção oficial do país. Mas, embora ele tenha sido cantado em cerimônias patrióticas oficiais desde o século 16, só foi oficializado como o hino nacional […]

Por Artur Louback Lopes
Atualizado em 22 fev 2024, 11h23 - Publicado em 18 abr 2011, 18h35

O hino mais antigo do mundo é Wilhelmus, da Holanda, composto entre 1568 e 1572 em homenagem a William de Orange (mártir da independência holandesa) e usado ainda hoje como canção oficial do país. Mas, embora ele tenha sido cantado em cerimônias patrióticas oficiais desde o século 16, só foi oficializado como o hino nacional em 1932. Por isso, o hino que costuma levar a fama de precursor é o do Reino Unido. Não que ele tenha sido oficializado antes de Wilhelmus, mas, como a Coroa britânica nunca baixou uma lei oficializando um hino e, desde 1745, sempre se tocou em eventos patrióticos God Save the Queen/King (“Deus Salve a Rainha/Rei” – o título muda de acordo com o sexo da cabeça coroada), é como se ele já tivesse nascido oficial. Não se sabe exatamente a origem da canção, o que torna quase impossível saber quem era o tal rei ou rainha originalmente homenageado. Por via das dúvidas, aceita-se que o primeiro homenageado foi o rei George II, que era o monarca na época em que o hino começou a ser tocado em cerimônias patrióticas. A primeira execução para a realeza aconteceu em setembro de 1745, quando a orquestra do Teatro Real tentou dar um apoio moral às tropas da Coroa, derrotadas pelo pretendente ao trono, Charles Edward Stuart. Nessa execução inaugural, o hino continha ataques diretos aos escoceses, que lutavam a favor de Stuart. É por isso que até hoje, quando estiver na Escócia, você pode cantar tudo, menos God Save the Queen/King.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.