Foi o contrato fechado entre o Barcelona e a Qatar Foundation, no final do ano passado. O atual campeão da Champions League vai receber R$ 77 milhões por temporada para estampar na camisa, pelos próximos cinco anos, o logo da organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos educacionais no Oriente Médio. Curiosamente, é a primeira vez que o time espanhol fecha um contrato de patrocínio nos uniformes.
Até o final desta temporada, a camisa azul e grená catalã exibia gratuitamente o logo da Unicef e ainda doava, por ano, cerca de R$ 4,4 milhões à fundação. Apesar do contrato milionário com a Qatar, a parceria com a Unicef vai continuar. No Brasil, o recorde de patrocínio é do Corinthians, que, graças à presença de Ronaldo Fenômeno no elenco, captou R$ 38 milhões anuais no acordo com o grupo Hypermarcas.
GAROTO-PROPAGANDA
Durante sua atuação no Corinthians, Ronaldo embolsava, em participações dos patrocínios pontuais (manga, calção etc.), mais de R$ 1 milhão por mês
RANKING DOS CAMPEÕES
Os times com maior patrocínio do mundo, em valores anuais
1º Barcelona (Espanha) e Qatar Foundation – R$ 77 milhões
2º Real Madrid (Espanha) e Bwin – R$ 56,75 milhões*
3º Bayern Munique (Alemanha) e Deutsche Telekom – R$ 56,75 milhões**
4º Liverpool (Inglaterra) e StandardChartered – R$ 51,30 milhões40 Manchester United (Inglaterra) e AON Corporation R$ 51,30 milhões
* Contrato de quatro anos: R$ 227 milhões
** Contrato de três anos: R$ 170,25 milhões
BRASILEIROS NA JOGADA
Top 5 dos times que mais faturaram na temporada 2010*
1º Corinthians e Hypermarcas – R$ 38 milhões
2º Flamengo e Batavo – R$ 24 milhões
3º Palmeiras, Samsung e Fiat** – R$ 16 milhões
4º Vasco e Eletrobras – R$ 14 milhões
5º Fluminense e Unimed – R$ 14 milhões
* Dados referentes aos patrocínios master (parte frontal da camisa)
** O clube mudou o patrocinador master durante a temporada 2010
FONTES Site Football Finance e Trevisan Gestão Esporte