Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quando o cheque começou a ser usado?

Alguns historiadores acreditam que ele tenha sido criado pelos antigos romanos por volta de 350 a.C., embora não haja evidências materiais que comprovem essa teoria. Formas rudimentares desse tipo de documento começaram a ser emitidas na Holanda no século XVI, mas seu uso só se popularizou em torno de 1780 na Inglaterra, onde os ourives […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h55 - Publicado em 18 abr 2011, 18h58

Alguns historiadores acreditam que ele tenha sido criado pelos antigos romanos por volta de 350 a.C., embora não haja evidências materiais que comprovem essa teoria. Formas rudimentares desse tipo de documento começaram a ser emitidas na Holanda no século XVI, mas seu uso só se popularizou em torno de 1780 na Inglaterra, onde os ourives negociavam, além de barras de ouro e prata, moedas de todos os países da Europa. Na ausência de casas de câmbio, os mercadores costumavam depositar seus lucros junto a esses profissionais, que emitiam recibos. Não demorou para que esses recibos de depósito começassem a circular como meio de pagamento. Era o início do cheque bancário, coberto por um depósito à vista. Os bancos ingleses adotaram a idéia e instituíram o uso do cheque, como o conhecemos hoje, entre 1759 e 1772, incluindo sua numeração em série, usada para evitar falsificações do documento.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.