Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quantas espécies de insetos existem no mundo?

Não existe um consenso entre os entomologistas – biólogos especialistas no estudo dos insetos – a respeito desse número, mas as estimativas giram entre 5 milhões e 10 milhões, sendo que somente uma pequena parte já foi catalogada. “Até hoje, foram descritas aproximadamente 1 milhão de espécies, mas não se sabe com exatidão quantas ainda […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h00 - Publicado em 18 abr 2011, 18h55

Não existe um consenso entre os entomologistas – biólogos especialistas no estudo dos insetos – a respeito desse número, mas as estimativas giram entre 5 milhões e 10 milhões, sendo que somente uma pequena parte já foi catalogada. “Até hoje, foram descritas aproximadamente 1 milhão de espécies, mas não se sabe com exatidão quantas ainda estão para ser descobertas”, afirma o entomologista Roberto Zucchi, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba (SP). Os insetos pertencem ao filo dos artrópodes, do qual também fazem parte as aranhas e os crustáceos, e formam a maior e mais bem-sucedida classe (Insecta) do reino animal. Altamente adaptáveis, eles são capazes de viver em terra firme, águas doces, salgadas e termais e podem ser encontrados por todo o planeta, das gélidas regiões polares aos desertos.

Juntos, besouros, moscas, formigas, baratas, cupins e todos os outros insetos representam cerca de dois terços das espécies animais existentes no planeta. Se nem o número exato de espécies desses pequenos seres é conhecido, fica impossível estimar qual é a população total deles no planeta, embora não restem dúvidas de que sejam bem mais numerosos que os 6 bilhões de seres humanos. Da mesma forma, os entomologistas não chegaram a um consenso sobre a classificação desses bichos. “Não existem catalogações recentes para todos os tipos de insetos. E, como eles formam um grupo muito extenso, os números são discrepantes”, diz o entomologista Sérgio Antônio Vanin, da USP. Uma das classificações divide a classe dos insetos em três grandes subclasses: Apterygota, Exopterygota e Endopterygota, que, por sua vez, ramificam-se em 31 ordens, como mostra o diagrama abaixo.

Família grande
Esses pequenos animais podem ser divididos em três grupos

Classe: insecta

Faz parte do filo dos artrópodes. Os animais dessa classe distinguem-se dos demais artrópodes por terem, em geral, três pares de extremidades locomotoras na fase adulta

Continua após a publicidade

Subclasse: endoptergota

São insetos com asas que passam por um ciclo completo de metamorfose (mudança de forma ou estrutura do corpo)

ORDENS: 10

Continua após a publicidade

(Coleoptera, Diptera, Hymenoptera, Lepidoptera, Megaloptera, Mecoptera, Neuroptera, Siphonaptera, Strepsiptera e Trichoptera)

ESPÉCIES: cerca de 805 mil

Exemplos: moscas, abelhas, borboletas e formigas

Continua após a publicidade

Subclasse: pterygota

Esses animais são caracterizados por não terem asas

ORDENS: 5

Continua após a publicidade

(Diplura, Protura, Collembola, Zygentoma e Archaeognatha)

ESPÉCIES: cerca de 8 mil

Exemplos: proturos e colêmbolos

Continua após a publicidade

Subclasse: Exopterygota

Insetos com asas cuja metamorfose tem um ciclo incompleto

ORDENS: 16

(Anoplura, Ephemeroptera, Mallophaga, Odonata, Plecoptera, Dictyoptera, Isoptera, Psocoptera, Dermaptera, Hemiptera, Grylloblattodea Orthoptera, Thysanoptera, Embioptera, Phasmida e Zoraptera)

ESPÉCIES: cerca de 132 mil

Exemplos: baratas, grilos, gafanhotos e cupins

Total de espécies: cerca de 945 mil

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.