GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Quantos suicídios acontecem anualmente no mundo?

Os países pobres têm as taxas mais altas e o Brasil, em números absolutos, é o oitavo com mais casos de suicídio no mundo

Cerca de 800 mil por ano, segundo a Organização Mundial de Saúde (dados divulgados em 2016 e referentes ao ano de 2012). Isso significa um suicídio a cada 30 segundos. No mundo todo, a taxa geral de mortes por suicídio é de 11,4 pessoas para cada 100 mil, especialmente em países pobres, como Moçambique, que tem uma assustadora taxa de 17,3 para cada 100 mil.

No Brasil, a cada 100 mil pessoas, 6 se matam todo ano. Apesar de ser um índice relativamente abaixo em comparação aos outros, nós somos o oitavo país com mais suicídios no mundo em números absolutos (foram 11.821 entre 2010 e 2012). E pior: estima-se que, para cada pessoa que comete suicídio, existem pelo menos outras 20 que tentaram, mas não conseguiram consumar o ato.

Esses números levaram a Organização Mundial da Saúde a criar diversas ações, como o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que acontece todo dia 10 de setembro. O objetivo é conscientizar pessoas e governos sobre a importância do tratamento de doenças mentais e problemas psicológicos. Apesar de a maioria dos suicidas pertencer à faixa etária acima dos 70 anos, é na faixa de 15 a 29 que os números mais impressionam, figurando como a segunda maior causa de mortes.

Entre as principais causas que levam uma pessoa a acabar com a própria vida estão problemas como depressão, abuso de drogas e situações temporais que despertam forte carga emocional, como o fim de um relacionamento amoroso ou a perda de um emprego.

Na luta contra o suicídio, o mais importante é poder falar com alguém sobre o que se está sentindo. O CVV (Centro de Valorização À Vida), uma organização sem fins lucrativos, presta atendimento gratuito e anônimo para quem precisa. Procure-os em seu site oficial.