Que evoluções dos carros de hoje vieram das pistas de corrida?
Álcool QUANDO ESTREOU NAS PISTAS – Em 1977, no Brasil. Nesse ano, por causa da crise do petróleo, o governo proibiu corridas, para evitar o desperdício de gasolina. A saída foi testar o álcool combustível em um evento no dia 7 de setembro, no qual várias categorias correram usando o novo combustível QUANDO ESTREOU NAS […]
Álcool
QUANDO ESTREOU NAS PISTAS – Em 1977, no Brasil. Nesse ano, por causa da crise do petróleo, o governo proibiu corridas, para evitar o desperdício de gasolina. A saída foi testar o álcool combustível em um evento no dia 7 de setembro, no qual várias categorias correram usando o novo combustível
QUANDO ESTREOU NAS RUAS – Fiat 147 com motor de 1,3 litro, de 1979, que, em função do alto “teor alcóolico”, ganhou o apelido de “cachacinha”
Injeção eletrônica
O QUE É? – Dosa a quantidade de combustível e de ar dentro dos cilindros. Substituiu o carburador, representando uma grande evolução por controlar com muito mais precisão o volume de combustível no motor
QUANDO ESTREOU NAS PISTAS – Em 1962, estreou na Fórmula 1, mas, em 1955, o Mercedes 300SL, com um revolucionário sistema mecânico de injeção, brilhou em provas como as 24 Horas de Le Mans
QUANDO ESTREOU NAS RUAS – Volkswagen 311, de 1967. No Brasil, só chegou em 1988, com o Gol GTI
Turbocompressor
O QUE É? – Sobrealimentação dos cilindros do motor, ou seja, o turbocompressor pega o ar do escapamento e joga novamente no motor, potencializando o movimento dos pistões
QUANDO ESTREOU NAS PISTAS – Estreou na Fórmula 1 em 1977, com a Renault, e imperou em todas as equipes até 1986. O turbo não é uma invenção automobilística, mas sim aeronáutica: os primeiros motores turbinados surgiram nos anos 30 em aviões militares
QUANDO ESTREOU NAS RUAS – Saab 99 Turbo, de 1978. Antes de ser usado na Fórmula 1, surgiram modelos turbinados, como o Oldsmobile Turbo Jetfire, de 1962, mas a tecnologia só “pegou” mesmo após a evolução nas pistas
Suspensão ativa
O QUE É? – Sensores eletrônicos mandam sinais sobre o tipo de solo a um computador, que determina se o carro deve levantar, abaixar, endurecer ou amolecer para tirar o melhor proveito do piso
QUANDO ESTREOU NAS PISTAS – Já se esperava algo assim desde 1987, quando a inovação surgiu nas pistas da Fórmula 1 a bordo do Lotus 99T amarelo de Ayrton Senna. Não durou muito na Fórmula 1 por motivo de segurança: o carro ganhava muita velocidade ficando colado à pista
QUANDO ESTREOU NAS RUAS – Citroën XM, de 1989
Câmbio seqüencial
O QUE É? – Sistema eletrônico que dispensa a embreagem e dinamiza a troca de marchas. Não é automático: o piloto aumenta e reduz as marchas usando, na maior parte dos modelos, uma borboletinha atrás do volante.
QUANDO ESTREOU NAS PISTAS – Ferrari 640, introduzida no circuito de Fórmula 1 de 1989
QUANDO ESTREOU NAS RUAS – Porsche 964, lançado também em 1989. Hoje, essa tecnologia ainda é restrita a carros mais modernos (e caros), mas aos poucos vai chegando aos mais populares
Freio a disco
O QUE É? – Duas pastilhas prendem um disco (como uma pinça) que acompanha a rotação da roda. O sistema substituiu o freio a tambor, também lançado em pistas francesas em 1914
QUANDO ESTREOU NAS PISTAS – Jaguar XK 120, que ganhou as 24 Horas de Le Mans em 1953
QUANDO ESTREOU NAS RUAS – Triumph TR3, de 1956
Cinto de segurança
QUANDO ESTREOU NAS PISTAS – Inventado pela indústria aeronáutica, passou a ser usado em competições nos Estados Unidos ainda nos anos 30, embora só tenha se tornado obrigatório em corridas em 1954
QUANDO ESTREOU NAS RUAS – Em 1956, a Volvo passou a colocar cintos de dois pontos nos seus carros e, em 1959, adotou o de três pontos. Em 1968, o cinto tornou-se obrigatório
Retrovisor
QUANDO ESTREOU NAS PISTAS – 500 Milhas de Indianápolis de 1911. O piloto americano Ray Harroun improvisou um espelho na lateral do seu Marmon Wasp, para suprir a falta de um co-piloto, e ganhou a corrida
QUANDO ESTREOU NAS RUAS – O engenheiro Elmer Berger aproveitou a experiência do piloto ousado e roubou a idéia, vendendo-a para montadoras americanas no início do século 20. A patente só veio em 1921
Chassi monobloco
O QUE É? – Estrutura em que chassi e carroceria formam uma peça única. Antigamente, a carroceria era construída separadamente e, no final da montagem, era parafusada na base
QUANDO ESTREOU NAS PISTAS – Lancia Lambda, de 1922. Na verdade, não se tratava de um carro de competição – na época, a separação entre pista e rua não era tão clara -, mas brilhou em provas como a Mille Miglia italiana, graças a suas inovações tecnológicas
QUANDO ESTREOU NAS RUAS – O Lambda foi produzido em série – de 1922 a 1931 cerca de 11 mil unidades foram vendidas -, mas o primeiro modelo com monobloco fabricado em massa foi o Citroën Traction Avant, de 1934